Mercado

Empresa lança tecnologia de concentração de vinhaça integrada à destilaria

O Grupo Exal, de Piracicaba, acaba de lançar o Compress, tecnologia inovadora para concentração de vinhaça que reduz o volume de vinhaça em até 90%, utilizando a mesma energia da destilaria, garante a empresa.

Atualmente, as usinas utilizam a vinhaça para irrigar e fertilizar as lavouras de cana. Esse processo gera um alto gasto de transporte e aplicação. “Com a concentração da vinhaça, reduzimos esse gasto logístico para levar o produto até à plantação e minimizamos o impacto ambiental desse transporte”, explica Matheus Facca, consultor comercial da empresa.

O mais interessante financeiramente para as usinas é que o Compress utiliza a mesma energia da destilaria. “Os concentradores de vinhaça que existem hoje, em poucas usinas, não podem ser usados em sua capacidade total pois geram um gasto energético exorbitante, não sendo viável economicamente. A tecnologia de evaporação de alta eficiência empregada pelo Grupo Exal elimina esse grande problema”, fala Rodney Roston, gerente comercial.

Segundo os cálculos dos especialistas da empresa, uma usina padrão, que produz 500 mil litros de etanol/dia, e distribui a vinhaça no seu volume total por caminhões, tem retorno desse investimento em pouco mais de um ano. “Depois desse período o sistema começa a gerar lucros para o usineiro, além de minimizar problemas ambientais como a saturação do solo”, diz Roston.

O Compress pode ser acoplado à qualquer destilaria existente e instalada. “Temos condições de elaborar projetos específicos de acordo com as necessidades de cada cliente para integração desse sistema”, conta Facca.

Banner Revistas Mobile