JornalCana
Navegando pela Categoria

ARTIGO

Inclusão social pelo agro

Na minha infância convivi com o Brasil da escassez. Me lembro da minha mãe reclamando da escassez de feijão, uma leguminosa que gostava de frequentar manchetes de jornais. Quem tem menos de quarenta anos nunca vivenciou a sociedade inteira…

Fundos trocam açúcar por cacau em fuga estratégica

Mais uma semana de queda no mercado futuro de açúcar em NY. O contrato com vencimento maio/24, - já que o março/24 expira a semana que vem - encerrou a sexta-feira cotado a 21.79 centavos de dólar por libra-peso, uma queda acumulada de 80…

Produção de bioeletricidade bate recorde em 2023

De janeiro a dezembro do ano passado, a geração de bioeletricidade para a rede foi de 29.285 GWh, de acordo com levantamento inédito da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA), realizado com base em dados de medição de…

Produtividade do agro garante a estabilidade econômica

Terminamos o ano de 2023 com a boa notícia do crescimento do superávit da balança comercial brasileira, alcançando a marca recorde de US$ 99 bilhões, 61% acima do valor verificado no ano anterior. Este resultado deveu-se principalmente…

A falta que nos faz uma bolsa

O Brasil é um dos principais produtores globais de várias commodities agrícolas, destacando-se como líder mundial na produção de café, açúcar, soja e suco de laranja. Além destes, o país também é reconhecido como um produtor…

Brasil: potência agroambiental

Na agropecuária, a busca por mais produtividade sempre foi uma obsessão de nossos produtores, visando aumentar a produção sem necessariamente ocupar mais terras e produzir em áreas tidas como de baixa fertilidade. O Brasil, com…

Agronegócio fortalece o Mercosul

A posse de Javier Milei, da coalização Liberdade Avança, na presidência da República da Argentina, em 10 de dezembro, não deve ser tratada como obstáculo às relações diplomáticas e econômicas com o Brasil e os demais países integrantes…

Clima favorece produção de etanol na safra 2023/24

O clima favorável, com poucas chuvas na maior parte do período de colheita da cana-de-açúcar, resultou em rápido andamento das atividades agrícolas e industriais em São Paulo na temporada atual (2023/24). Até a primeira metade desta…

Efeito agro: redução da desigualdade social

Principal motor da economia brasileira, o agronegócio deve fechar 2023 com 24,5% de participação no crescimento nacional, ligeiramente abaixo dos 25% registrados em 2022. Esse desempenho, consistente a longo prazo, começa a impactar na…

Inclusão alimentar sem desculpas

Para a agropecuária brasileira, uma das maiores produtoras mundiais de alimentos, é preocupante constatar que, no seu mais recente relatório Perspectivas da Economia Mundial, de abril deste ano, o Fundo Monetário Internacional (FMI) aponte…

A Arábia Saudita dos combustíveis para aviação

O Brasil está diante de uma grande oportunidade, capaz de alavancar o país para um protagonismo global na produção de combustíveis sustentáveis para a aviação, conhecidos como SAFs na sigla em inglês (Sustainable Aviation Fuels). É uma…
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram