DC Bio adota otimização em tempo real na planta industrial

A DC Bio, usina paulista com sede em Bariri, inicia 2026 acelerando sua jornada rumo ao conceito de indústria 4.0. A unidade implantará o S-PAA, desenvolvido pela Soteica do Brasil, com foco em otimização em tempo real e maior eficiência energética.

A tecnologia será aplicada diretamente em áreas críticas do processo industrial, com a implementação dos Laços de Combustão de Caldeira, Vapor e Energia e Embebição da Moenda. Na prática, o sistema passa a atuar na otimização contínua do balanço térmico, ajustando variáveis do processo em tempo real para manter estabilidade operacional e melhor aproveitamento energético.

Além da camada de automação, o projeto inclui a adoção de ferramentas digitais de gestão, como dashboards de desempenho e sistemas de mensageria via WhatsApp, ampliando a visibilidade das operações e a agilidade na tomada de decisão.

Equipe de implantação experiente

A equipe industrial da DC Bio já parte de um diferencial importante: experiência prévia com a tecnologia. Sob a liderança do gerente industrial Emerson Porto, o time acumula histórico de implementações bem-sucedidas do S-PAA em outras unidades. Fator que deve favorecer a condução do projeto e acelerar a geração de resultados.

A implantação será liderada pela engenheira Bruna Veronyka Costa Bulla, da Soteica do Brasil, e pela engenheira Andrea Maria Sabião, da DC Bio, em um trabalho conjunto entre fornecedor de tecnologia e equipe da usina.

Usina 4.0

Para a Soteica, o projeto reforça a consolidação da ferramenta no setor bioenergético.

“A Soteica se sente honrada pela confiança da DC Bio e muito satisfeita em encontrar uma equipe altamente comprometida com a obtenção de resultados e com o uso pleno do potencial da ferramenta. É também um prazer especial voltar a trabalhar com Emerson Porto, que participou da primeira implementação do S-PAA e acompanhou de perto o nascimento da solução para o setor”, afirma Douglas Castilho Mariani, PhD.

A iniciativa da DCBio reflete uma tendência crescente no setor bioenergético sucroenergético: a busca por soluções tecnológicas que integrem automação, análise de dados em tempo real e inteligência operacional, características centrais de uma usina 4.0.

Joacir Gonçalves

Repórter

Jornalista profissional com mais de 35 anos de experiência

Jornalista profissional com mais de 35 anos de experiência