Usinas

SJC Rio Dourado promove melhorias na distribuição de caldo

Engenheiros da usina estiveram no escritório de desenvolvimento e implementação da Soteica, em Maringá – PR, para avaliar mudanças para ampliar a eficiência do processo produtivo

SJC Rio Dourado promove melhorias na distribuição de caldo

Com o objetivo de aprimorar os processos operacionais, especialmente na distribuição de caldo, uma equipe de engenheiros da SJC Bioenergia, unidade de Rio Dourado, visitou o escritório de desenvolvimento e implementação da Soteica do Brasil, em Maringá – PR. A visita teve como propósito colaborar com os profissionais da Soteica, desenvolvedora de soluções tecnológicas para a indústria.

“Essas imersões com as equipes da Rio Dourado e Soteica do Brasil, focadas na melhoria contínua dos Laços Fechados implementados na unidade, têm se mostrado extremamente eficazes para a evolução do modelo do S-PAA e, consequentemente, para o aumento da eficiência operacional da usina”, explicou Douglas Mariani, representante da Soteica. Ele enfatizou que a parceria entre as duas empresas é fundamental para alcançar resultados significativos e duradouros.

Durante a visita, os engenheiros revisaram todos os laços de controle, com um foco especial na otimização da distribuição de caldo. Este processo incluiu a adaptação das estratégias do modelo matemático às condições operacionais atuais da área, reforçando a importância da melhoria contínua promovida pelo Real Time Optimization (RTO). “A otimização em tempo real é crucial para ajustar os processos produtivos conforme as variáveis mudam, garantindo a máxima eficiência”, destacou Mariani.

Os trabalhos foram conduzidos pelo engenheiro Guilherme Cavichioni da Soteica do Brasil, que colaborou com Alex Sandro, Geremias Moreira Da Silva e Guilherme Rodrigues da SJC Bioenergia Rio Dourado. A sinergia entre as equipes foi essencial para identificar áreas de melhoria e implementar as mudanças necessárias de forma eficaz.

“Para nós, da Soteica do Brasil, é sempre um prazer receber nossos clientes e entender mais profundamente os detalhes operacionais de seus processos produtivos. Essas imersões promovem uma evolução exponencial nos modelos”, afirmou Mariani. Ele também destacou a visão estratégica do gerente industrial Aryel Alves Guimarães, que tem utilizado a tecnologia para melhorar a padronização e a eficiência operacional, contando com o apoio da ferramenta da Soteica. Guimarães reconheceu a importância da colaboração e a contribuição significativa da Soteica para os avanços na usina de Rio Dourado.

Banner Evento Mobile