Sinatub

10º SINATUB começa discutindo a Redução da Degradação Térmica de Açúcares na Evaporação

O sistema de evaporação em série adotado pela Tereos além dos resultados positivos tem proporcionado aumento na produção de açúcar

10º SINATUB começa discutindo a Redução da Degradação Térmica de Açúcares na Evaporação

“Redução da Degradação Térmica de Açúcares na Evaporação, Estratégias e Resultados” foi a palestra que abriu a 10ª edição do SINATUB, na manhã desta quarta-feira (19), no Centro Empresarial Zanini, em Sertãozinho –SP.

O gerente de processos da Tereos, unidade Tanabi, Bruno Henrique Francisco, falou sobre o sistema de evaporação em série, adotado pela usina e que permitiu avanços na redução das perdas por degradação (redução dos infermentescíveis); facilitar a operação; adequação de duplo bloqueios, resultando também em aumento na produção de açúcar.

Em sua apresentação, Francisco citou os fatores que atuam na degradação de açúcares na evaporação: temperatura, composição do caldo, potencial hidrogeniônico e tempo de retenção. Segundo ele, existe uma grande dificuldade para mensurar essas perdas ou identificar os compostos formados durante a degradação dos açúcares, porém essas perdas existem e estão presentes no processo.

LEIA MAIS > Fenasucro & Agrocana 2023: importante para a economia local, fundamental para o futuro do Brasil

“Iniciamos um projeto para reduzir ainda mais essa perda através de uma mudança estrutural na evaporação. Decidimos então colocar a evaporação em série visando simplificação e redução de perdas de açúcares por degradação (tempo de retenção)”, explicou.

Os resultados surpreenderam: aumento na capacidade de evaporação, aumento na produção de açúcar, ganho de mix açúcar e redução do mel na fábrica.

A unidade passou a apresentar recordes diários na produção de açúcar, registrando 1.842 toneladas no último dia 12 de julho.

Ao longo de toda esta quarta-feira (19), o SINATUB seguiu apresentando uma programação com diversos conteúdos dentro da temática Balanços de Massa e Energia, Tratamento de Caldo e Fabricação de Açúcar.

Banner Revistas Mobile