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Clima impacta safra do açúcar e transportadores se digitalizam para garantir lucros, aponta Fretebras

Volume de fretes de açúcar feito pela plataforma aumentou 58,2% na comparação entre janeiro e outubro de 2021

Clima impacta safra do açúcar e transportadores se digitalizam para garantir lucros, aponta Fretebras

Dados da Fretebras, plataforma online de transporte de cargas da América Latina, indicam aumento no volume de fretes do açúcar em 2022. Na comparação entre janeiro e outubro de 2021 e o mesmo período de 2022, o número de cargas transportadas cresceu 58,2%.

Para a Fretebras, esse movimento revela que transportadores da commodity estão apostando mais na digitalização dos fretes para conter a escalada dos custos.

A contratação de caminhoneiros autônomos por meio de plataformas digitais, como da Fretebras, tem ajudado as transportadoras a amenizar os altos custos com transporte, chegando à economia de 20% a 30%, quando comparado com o transporte feito com frota própria. O uso de plataformas ajuda as empresas a realizar um número maior de fretes, com mais rentabilidade e eficiência.

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“Estamos vendo um aumento no volume de fretes na nossa plataforma, porque os produtores e transportadores do agro estão extremamente preocupados com os custos de escoamento dos produtos. O diesel, em outubro, ficou 30% acima do valor praticado no mesmo mês do ano passado. Com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) limitando a produção dos barris de petróleo e o preço do diesel ainda defasado no Brasil, a expectativa é que haja novos aumentos em breve. Por isso, os transportadores buscam por opções que tragam mais economia, como a contratação de caminhoneiros autônomos por meio dos aplicativos de frete.”, explica Bruno Hacad, diretor de Operações da Fretebras.

Segundo Hacad, a digitalização dos fretes tem acontecido em toda a cadeia logística. “Vemos três razões principais para este fato: a busca por mais eficiência, ou seja, redução de custos; maior segurança, diminuindo roubos de carga e fraudes; e busca por maior controle e gestão, permitindo otimização de tempo e planejamento mais assertivo.”

São Paulo e Goiás são mais representativos nos transportes

Segundo levantamento feito pela Fretebras em sua base de dados, o estado com maior representatividade nos fretes do açúcar no período de janeiro a outubro deste ano é São Paulo (47%), seguido por Goiás (17%), Paraná (11%) e Minas Gerais (10%).

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Na comparação do período com o mesmo do ano passado, o maior crescimento no volume de fretes aconteceu em Goiás (+182%) e em seguida vem o Paraná (+47%). Em São Paulo o aumento foi de 40% e no estado mineiro, 36%.

Em São Paulo, problemas climáticos por conta da La Niña, aliados à concorrência com o cultivo do milho e da soja, que tiveram valores mais altos no mercado externo, tiveram impacto negativo na produção de cana-de-açúcar.

A expectativa é que seja 5,1% menor do que a safra 2021/22. Cerca de 55% da safra deve ser destinada à produção de açúcar e 45% para produção de etanol, por conta de contratos pré-estabelecidos.

Já em Goiás, as condições climáticas foram mais favoráveis, apontando para um aumento da safra, apesar da queda na área de produção. Quase um terço da produção vai para o açúcar, enquanto a grande maioria vai para o etanol.

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No Paraná, as baixíssimas precipitações afetaram o rendimento médio da cana-de-açúcar e de outras culturas, principalmente no primeiro trimestre do ano

Em Minas Gerais, as boas chuvas registradas entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022 ajudaram na lavoura. As operações industriais seguem avançando, principalmente para o etanol. Ainda há um equilíbrio, já que 57% são destinados à produção do alimento e 43% para o biocombustível.

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