Mercado

Clealco apresenta nova configuração de evaporação no SINATUB

Clealco apresenta nova configuração de evaporação no SINATUB

Clealco apresenta nova configuração de evaporação no SINATUB

Com uma nova configuração no seu sistema de evaporação, a unidade Queiroz da Clealco apresentou um salto na economia do bagaço. Esse foi o case apresentado pelo gerente industrial da usina, Oseas Carlos de Oliveira, durante a 10ª edição do SINATUB, realizado no último dia 19 de julho, no Centro Empresarial Zanini, em Sertãozinho – SP.

De acordo com Oliveira, visando a busca constante por inovação, o Grupo Clealco considerou em sua estratégia de negócio a eficiência e a melhoria dos processos industriais. “Com isso, voltamos aos estudos da planta de Queiroz para otimizar a utilização das caldeiras”, disse.

“É uma planta com alto consumo de vapor, depende muito de vapor. Hoje ela tem uma capacidade de vapor instalada de 680 toneladas, bastante vapor, e todo processo era dependente do V1, então destilaria, cozimento, aquecimento.  Então a área de evaporação é muito grande, e a evaporação não tem sangria de V2, V3 e muito menos V4. Então o objetivo era adequar e reorganizar esse processo com a estrutura que já existia, numa área que já existia”, explicou Oliveira.

LEIA MAIS > Redução do consumo de vapor de processo no 10º SINATUB

Com as alterações no sistema térmico a unidade apresentou aumento da eficiência industrial, com redução das perdas indeterminadas por inversão de açúcar; otimização do vapor na planta, com redução do consumo de vapor de escape na evaporação otimizando os equipamentos existentes, consequentemente diminuindo a vazão de vapor das caldeiras e consumo de bagaço; aumento na produção de açúcar com redução da inversão de açúcar e aumento da produção diária; e melhor aproveitamento da evaporação, com aumento da área do segundo efeito da evaporação, mantendo as vazões de vapor necessárias para destilaria, aquecimento e cozimento, com melhora nos resultados de  brix e pH do xarope.

O case da Clealco foi parte integrante do 10º SINATUB, que teve como tema “Balanços de Massa e Energia e Tratamento de Caldo e Fabricação de Açúcar”. O evento contou com a participação de diversos especialistas e profissionais da área, que ao longo de todo dia compartilharam experiências sobre o assunto.

Banner Revistas Mobile