Agricultura

Certa na indústria, palha deixa dúvidas nos canaviais

Certa na indústria, palha deixa dúvidas nos canaviais

A presença da palha no solo, ocasionada pela colheita mecanizada, produziu uma nova dinâmica no solo. Neste cenário, não há mais grandes variações térmicas ao longo do dia, favorecendo a germinação de daninhas que antes não apresentavam incidência no campo. Porém, a equação não para na relação solo e palha. A demanda industrial por esta matéria- prima, seja para cogeração ou produção de etanol, modificou novamente as interações agrícolas. A dúvida dos especialistas é quanto a retirada de palha para a indústria pode alterar o banco de sementes dos canaviais.

Os impactos desta retirada no campo e os benefícios para a indústria foram discutidos durante o quarto encontro do Grupo Fitotécnico, que aconteceu no dia 21 de julho no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto (SP). Para entender melhor este novo cenário, foram discutidos estes extremos da cadeia da palha.

Ricardo Alan Verdú Ramos, pesquisador da Unesp de Ilha Solteira (SP) explica que o retorno com projetos de energia e a necessidade de diversificação de renda no setor estimulam a busca por melhores técnicas para o aproveitamento da palha como combustível energético. “É preciso haver uma sintonia entre o campo e a indústria. O setor entende que a palha é uma boa opção para a geração de energia. Para crescermos neste segmento teremos que desenvolver tecnologias que permitam maior aproveitamento desta palha”.

Confira matéria completa clicando aqui.

Banner Revistas Mobile