Cogeração

Caminhões elétricos abastecem aviões em Manaus

Operação conta com caminhão elétrico VW e-Delivery para o abastecimento de aeronaves

Caminhões elétricos abastecem aviões em Manaus

A Vibra Energia inicia abastecimento de aeronaves com a utilização de caminhão elétrico. Recentemente, a empresa de energia firmou uma nova parceria e anunciou o início de operações com um caminhão elétrico VW e-Delivery para o abastecimento de aeronaves.

O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, de Manaus, é o primeiro da América Latina a ter um caminhão de abastecimento de aeronaves 100% elétrico, com zero emissão. Essa iniciativa é fruto da parceria entre a Pioneiro Combustíveis, a BR Aviation (unidade de negócios da Vibra Energia e marca licenciada da Petrobras) e a Volkswagen Caminhões e Ônibus.

A função está sendo realizada por um caminhão elétrico Volkswagen e-Delivery, que levará o Jet-A para os clientes BR Aviation no aeroporto internacional de Manaus. O veículo elétrico começou a operar de forma plena a partir do dia 12 de dezembro.

LEIA MAIS > Tecnologias usadas na produção de cana serão conhecidas por comitiva das Filipinas

A responsável pela infraestrutura de carregamento para o caminhão elétrico de abastecimento é a EZVolt, que instalou um carregador com 1 ponto de recarga CCS-2, com potência de 24 kW DC no Aeroporto de Manaus, o que permite o carregamento de 80% da bateria do caminhão em até três horas.

“A chegada do caminhão elétrico é uma semente para a criação de uma rede de fontes renováveis. Já consigo enxergar o pátio dos aeroportos cheio de caminhões elétricos. Além de contribuir para a descarbonização da aviação, esses caminhões vão fazer a BR Aviation prestar um serviço ainda melhor para os seus clientes”, afirma Rodrigo Mota, diretor de aviação da Vibra”.

A Pioneiro Combustíveis se uniu à Vibra e à Volkswagen Caminhões e Ônibus, que já tem no mercado o veículo de entregas urbanas e-Delivery, considerado ideal para as operações em aeroportos. O modelo adotado é o e-Delivery 11, com capacidade de 11,4 toneladas e equipado com motor elétrico de 300 kW, três módulos de baterias LFP com 105 kWh total, capazes de fornecer autonomia de até 110 km, que é suficiente para os curtos deslocamentos.

Banner Revistas Mobile