Mercado

Bioenergética Aroeira aumenta moagem na safra 2023/24 e moderniza o COI

Além disso, durante o ano serão executadas algumas ampliações na planta industrial

Bioenergética Aroeira aumenta moagem na safra 2023/24 e moderniza o COI

A Bioenergética Aroeira, de Tupaciguara, MG, iniciou nesta semana a safra 2023/24. Uma safra com previsão de moagem de 3 milhões e duzentos e cinquenta mil toneladas de cana-de-açúcar. Um salto significativo, já que no ano anterior, a unidade processou 2 milhões oitocentos e sessenta mil.

LEIA MAIS > Com centro de operações unificado, Tereos estima economia de R$ 25 milhões por safra

Um dos destaques para essa nova safra é a reforma no prédio do COI, mais especificamente na sala de operação industrial. COI nas usinas de cana significa Centro Operacional Integrado. É um local onde são reunidas equipes operacionais de uma usina para monitorar e controlar os processos de produção de açúcar, etanol e energia a partir da cana-de-açúcar. O COI visa aumentar a eficiência, a qualidade e a segurança das operações nas usinas.

Sala da supervisão na Bioenergética Aroeira

LEIA MAIS > Usina Agropéu recebe Road Show da Transformação Digital

Luis Fernando Murakami, gerente industrial da usina oferece mais informações sobre a remodelação do COI. “A sala foi toda reformada e modernizada. Além disso, incluímos um encarregado de COI por turno para acompanhar em tempo real todo o balanço de massa, vapor e energia da planta e a utilização do software S-PAA, implantado nas safras anteriores trazendo bons resultados, assim como a aumentar a efetividade de utilização dos laços e acompanhar toda a operação mais de perto”.

LEIA MAIS > Bambuí Bioenergia quer tecnologia e inovação para aumentar a eficiência da produção

Ainda de acordo com Murakami, durante o ano serão executadas algumas ampliações na planta industrial como preparo para safra 2024/25 onde se prevê esmagar 4 milhões de toneladas de cana. “Dentre elas está a construção de uma nova caldeira e a inserção de tratamento de água para a caldeira. Além disso, a construção de mais uma dorna de fermentação, a instalação de mais uma caixa de evaporação, uma torre de resfriamento e ampliação de um decantador de caldo”, comentou Murakami.

LEIA MAIS > Ingenio San Diego busca mais eficiência industrial através da Otimização em Tempo Real (RTO)

Josias Messias com Gabriel Feres, Francisco Feres, Luis Fernando Murakami e Marcos Rodrigues

O diretor-presidente, Gabriel Feres, juntamente com Francisco Feres, Luis Fernando Murakami e Marcos Rodrigues, receberam durante essa semana o Road Show da Transformação Digital e seu representante, Josias Messias, CEO da Pró-Usinas e ProCana Brasil. Durante a visita, Messias pôde conhecer o novo COI e acompanhar de perto os detalhes do crescimento na produção, estabilidade e eficiência da planta e equipe industrial da unidade, graças a utilização da Otimização em Tempo Real proporcionada pelo S-PAA.

Banner Revistas Mobile