Usinas

ANP publica resultados da contratação de etanol para distribuidores de combustíveis e fornecedores

Agência altera formato de divulgação dos dados relativos ao cumprimento das metas de contratação a partir da safra 2023

(Foto Agência Brasil)
(Foto Agência Brasil)

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) está alterando o formato de divulgação, em seu site, dos dados relativos ao cumprimento das metas de contratação para distribuidores de combustíveis líquidos e produtores de etanol, a partir da safra 2023.

A medida dá mais transparência a essas informações, em linha com o previsto na Resolução ANP nº 67/2011.

Nas novas planilhas disponibilizadas no site da ANP e no Relatório de atendimento à Resolução ANP nº 67/11, é possível acompanhar a contratação de etanol anidro entre fornecedores e distribuidores, além de conhecer melhor os números do mercado.

LEIA MAIS > Açúcar VHP: prêmios em queda podem demostrar aumento de oferta ou problemas relacionados com a logística

A iniciativa busca aumentar o conhecimento sobre as contratações realizadas, facilitando o acompanhamento, pelo mercado de combustíveis e pela sociedade em geral, dessas operações cujo objetivo é garantir o suprimento nacional de etanol anidro, produto misturado à gasolina A na formulação da gasolina C, vendida ao consumidor.

Como forma de dar mais transparência às informações divulgadas, as páginas sobre o etanol no site oficial da ANP também receberão alterações. As informações referentes à comercialização do etanol anidro estão sendo agrupadas e separadas dos dados de produção.

Serão reunidos, em uma só base informações, dados já divulgados por meio de outras ferramentas disponíveis no site da ANP, como os painéis dinâmicos do abastecimento, adotando o modelo já utilizado para os dados do mercado de biodiesel, atendendo à Resolução ANP nº 857/2021.