Gestão Administrativa

Sertãozinho vive boom no negócio de marketing

A expansão do setor sucroalcooleiro não beneficiou apenas as usinas, a indústria de base e as empresas de projeto Sertãozinho. Direta e indiretamente os investimentos em novos projetos canavieiros provocaram um boom no mercado de agências de marketing, comunicação e publicidade da cidade.

Há três anos, existiam em Sertãozinho apenas três agências. Hoje, a cidade já soma nove – pelo menos três delas foram criadas nos últimos 12 meses. Segundo o especialista em marketing Juliano Silva, diretor da Tria Comunicação, o setor canavieiro exerce forte influência no mercado de comunicação.

“O segmento impulsiona a indústria local, aumenta a competitividade entre as empresas e, conseqüentemente, torna mais evidente a necessidade de ações de comunicação por parte delas”, disse o publicitário Juliano Silva, diretor da Tria Comunicação.

As empresas que querem se consolidar no segmento canavieiro usam o marketing como ferramenta estratégica para atingir seu público. E as indústrias já tradicionais passam a fazer mais peças, mais anúncios em revistas e jornais e participar de um número maior de eventos.

“E essa concorrência entre empresas exige cada vez mais o emprego da propaganda e comunicação”, ratificou a publicitária Samira Mamed, diretora da agência Realliza Comunicação.

Profissionalização

Para o publicitário Vicente Cornetta, diretor da agência SP Studio, a globalização também contribuiu para o crescimento das agências. “Para concorrer no mercado atual, toda empresa precisa ter site, materiais de divulgação on- line para acesso instantâneo em qualquer lugar do mundo. Isso força a procura por serviço especializado”.

Há ainda o benefício indireto. As 550 empresas, cinco usinas e duas destilarias da cidade, que vivem temporadas de alta demanda, remuneram bem uma grande massa da população economicamente ativa de Sertãozinho – os principais efeitos são sentidos no comércio, que também passa a investir mais em publicidade.

Maioria absoluta

Essa soma de fatores está refletida no retrospecto recente da SP Studio, que já está no mercado local há 22 anos. A agência registra aumento de 20% no número de clientes fixos desde 2006. A demanda por serviços de cada empresa assessorada também cresceu: de 40% a 50%.

“Dos nossos clientes fixos, 80% atuam diretamente no setor sucroalcooleiro. Os outros 20% também prestam serviços a empresas do segmento”, disse Cornetta.

Previsão de alta acompanha o mercado

Egressos de outras empresas da cidade, três publicitários inauguraram em janeiro a Matiz Propaganda. “Avaliamos que o mercado, incentivado pelo setor sucroalcooleiro, está em ascensão. Muitas empresas devem investir mais em marketing”, aposta o diretor de arte e fotografia, Rodrigo Moisés.

Para que o mercado vislumbrado se transforme em negócio, os publicitários da cidade apontam que precisarão vencer um desafio: conscientizar as empresas sobre os conceitos do marketing. “Hoje, elas sabem que precisam da ferramenta e nos procuram. Mas algumas optam por peças isoladas, como um outdoor. Precisamos mostrar que o retorno do investimento depende de um planejamento de campanha adequado por mais tempo. Se isso acontecer e o setor sucroalcooleiro continuar em alta, o futuro será de muitos negócios”, acredita Moisés. (Luiz Adolfo)

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