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Tecnologia 100% nacional, a grande estrela do Salão

O Salão Internacional do Automóvel que será aberto ao público quinta-feira, no Parque do Anhembi, em São Paulo, mostra a maturidade da indústria brasileira no desenvolvimento de produtos e novas tecnologias. Em meio a eternas estrelas como Ferrari, Porsche e Mustang, modelos 100% nacionais como Celta, EcoSport e Fox terão destaque em versões especiais ou esportivas. Os carros flexíveis, que rodam com gasolina, álcool ou gás, tecnologia inédita no mundo, também serão destaques.

Com número recorde de 400 veículos em exposição, os organizadores esperam mais de 500 mil visitantes nos 11 dias de evento. Pela primeira vez, o salão ocorre em período que coincide com a Fórmula 1, o que deve atrair à cidade número ainda maior de fãs do mundo automotivo.

A indústria está embalada pela perspectiva da maior produção de sua história.

Devem deixar as fábricas este ano 2,1 milhões de veículos, volume pouco superior ao de 1997, até então o melhor do setor. A euforia só não é maior porque o resultado ainda não se reflete em retorno financeiro.

“O Salão é uma ferramenta para promover nossos produtos e mostrar ao mundo o que a indústria brasileira faz”, diz o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Rogelio Golfarb. “O evento deste ano é um dos mais ricos em termos de novidades, não apenas daquelas inacessíveis, mas de produtos feitos para o mercado local”, acrescenta Paulo Kakinoff, diretor de Vendas e Marketing da Volkswagen.

O visitante, entretanto, não deve esperar grandes mostras do que a indústria nacional pretende pôr no mercado nos próximos dois anos. Com exceção da Renault – que vai expor a versão européia do Mégane Sedan II, que será fabricado no Paraná, com alterações, a partir de 2006 –, os poucos modelos já confirmados para produção local como o Idea, da Fiat; o Logan, da Renault, o Formore, da Mercedes-Benz e o compacto que a GM vai produzir em Gravataí (RS) não estão disponíveis.

Os lançamentos nacionais ficam por conta de versões ou séries especiais. A Volks traz o CrossFox, derivado do Fox com apelo de fora de estrada. O modelo só começa a ser vendido no início de 2005. A Ford apresenta uma série especial da picape F-250 Harley-Davidson, com decoração e opcionais ligados ao tema. A Fiat lança a série especial Stilo Michael Schumacher, que traz a assinatura do piloto. Serão postas à venda 250 unidades, numeradas, todas vermelhas.

Em sua 23º edição, o salão brasileiro, quinto maior do mundo em veículos expostos, terá atrações internacionais como os ícones Mustang e Ford GT. A Toyota traz do Japão o Prius híbrido, com motor elétrico, enquanto a Honda tem o carro-conceito HSC com design futurista e câmara no retrovisor que fornece visão precisa de tudo o que ocorre na parte traseira. Outro modelo futurista, porém disponível na Europa para quem desembolsar 900 mil, é o Mercedes-Benz SLR McLaren, cujas portas abrem para cima, como asas. Tigra e Corvette, mostrados nos salões de Paris estão no estande da GM.

Na linha dos multicombustíveis, a Renault mostra, pela primeira vez, o Clio Flex com motor de 16 válvulas. O Fiesta Sedã, da Ford, primeiro flexível da marca, faz sua estréia pública antes de chegar às lojas. A Volks mostra versão conceito do Polo Sedan Tri-Flex, que pode ser abastecido com gás, álcool ou gasolina, produto sem data para chegar ao mercado. A maioria dos estandes também terá atrações como desfiles, shows humorísticos, malabaristas e cinema em terceira dimensão. A cerimônia de abertura é na noite de quarta-feira, com a presença do presidente Lula.

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