A 9ª edição da Campanha de Prevenção, Conscientização e Combate aos Incêndios realizada em parceria entre a ABAG/RP, Usinas, Produtores Rurais e Senar foi lançada nesta segunda-feira (29), em Ribeirão Preto – SP, cum um seminário sobre a evolução na prevenção e no combate ao fogo.
A campanha segue com a linha de mostrar causas e consequências, com alertas sobre os atos ou omissões humanas que resultam em incêndios. O objetivo é que as pessoas percebam a responsabilidade que têm quanto a esse assunto, afinal O FOGO É FOGO.
Os parceiros de 2023 levarão as mensagens da campanha para todas as regiões do Brasil com a adesão do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). “Um reforço importante, pois o Senar atua diretamente com o produtor e o trabalhador rural, oferecendo Assistência Técnica e Gerencial”, afirma a ABAG.
O trabalho contínuo da Campanha de Conscientização, Prevenção e Combate aos Incêndios tem permitido que o campo e as cidades colham bons resultados, pois une educação e comunicação.
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De acordo com levantamento apresentado pela entidadade, no ano de 2022, por exemplo foram registrados 1.599 focos ativos de incêndios no estado de São Paulo, o menor número desde o início do levantamento, em 1998.
Esses dados são coletados pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), para o Programa Queimadas. Nos anos de 2020 e 2021 os focos de incêndio no estado de São Paulo impressionaram pela violência e intensidade: foram 6.123 e 5.469, respectivamente.
Essa diminuição pode ser explicada, em parte, pela melhor distribuição das chuvas. Mas para o setor produtivo, um fator decisivo para evitar perdas foi a prevenção, com muito investimento em tecnologia e treinamento de pessoal; além da própria campanha realizada juntamente com a ABAG/RP, que alcança tanto o público rural quanto o urbano.
Apesar da diminuição dos focos de incêndios, os prejuízos materiais e ambientais nos últimos cinco anos foram grandes. Segundo o MapBiomas, entre 2019 e 2022, a área queimada no estado de São Paulo totalizou de 310.136 hectares. Esse montante inclui todos os focos em: área urbanizada, formações florestais, pastagens e áreas agricultadas. Em linguagem figurada, comumente usada, isso corresponde a 287 mil campos de futebol.
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Outra novidade da campanha para 2023 é que o Indicativo de Incêndios, contratado junto à ClimaTempo, passará a ter abrangência nacional, com mapas do Brasil, das cinco regiões (Norte, Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste), além de um específico para o estado de São Paulo.
Serão disponibilizados, diariamente, 49 mapas, o do dia para cada região; e outros 6 dos dias subsequentes.
Noss mapas estão expressos, com mais precisão, as áreas e regiões com maior potencial de risco de ocorrência e propagação de fogo.
Para a previsão são correlacionadas as condições observacionais e de previsão de chuva em curto e médio prazo; umidade relativa; balanço hídrico e outras variáveis meteorológicas.
Os realizadores da campanha em 2023 são: ABAG/RP, Canaoeste, Copercana, Coplana, Grupo Pedra, Grupo Tracan, Grupo Viralcool, IBISA, Orplana, Raízen, São Martinho S/A, Senar, Usina Alta Mogiana, Usina Batatais, Usina Cevasa, Usina Ester, Usina Ipiranga, Usina Santa Fé, Usina Santo Antônio e Usina São Francisco.