Usinas

Tecnologia brasileira ganha terreno na América Central com S-PAA da Soteica no Congresso ATACA 2024

Palestra do engenheiro Douglas Castilho Mariani destaca inovações na otimização de processos industriais em usinas da América Central e do Sul

Tecnologia brasileira ganha terreno na América Central com S-PAA da Soteica no Congresso ATACA 2024

A Soteica do Brasil marcou presença no XXIII Congreso de Técnicos Azucareiros de Centroamérica – ATACA 2024, realizado entre os dias 9 e 12 de setembro em San Salvador, El Salvador. Representada pelo engenheiro e PhD Douglas Castilho Mariani, a empresa apresentou os avanços da tecnologia de Otimização em Tempo Real, o S-PAA, que tem sido aplicada com sucesso em diversas usinas da América Latina.

Durante a palestra intitulada Algoritmos Inteligentes para Optimizar Procesos Industriales, Mariani apresentou os benefícios do S-PAA, focado em otimizar as operações industriais nas plantas sucroenergéticas. Ele compartilhou os resultados obtidos não apenas no Brasil, mas também em países da América Central e do Sul.

“A nossa viagem a El Salvador para dar início à implementação dos módulos de processo nas usinas El Angel e La Cabana finalizou com a honra de apresentar a nossa tecnologia a várias indústrias centro-americanas”, destacou Mariani, PhD, ao mencionar o impacto da tecnologia na região.

Expansão Internacional do S-PAA

A tecnologia S-PAA, desenvolvida pela Soteica no Brasil, tem otimizado as operações de plantas sucroenergéticas em países com tradição na produção de cana-de-açúcar. A implementação nas usinas da América Central é mais uma etapa da expansão internacional da ferramenta, que já conta com resultados expressivos no Brasil e em outras regiões da América do Sul.

O mais recente marco desta expansão foi o início das operações na Colômbia, com a aplicação da tecnologia no tradicional Ingenio Carmelita S.A., localizado nos arredores de Cali. “A oportunidade de levar uma ferramenta de alta tecnologia desenvolvida no Brasil é empolgante. Temos certeza de que essa tecnologia ainda aumentará em muito a sua abrangência no mercado internacional”, concluiu Mariani.