Industrial

Baumgart Fazendas Reunidas otimiza secagem de grãos

S-PAA mostra versatilidade permitindo arranjos operacionais de acordo com a qualidade do grão

Baumgart Fazendas Reunidas otimiza secagem de grãos

A Baumgart Fazenda Reunidas, sediada em Rio Verde – GO, investiu na padronização da operação dos equipamentos e da qualidade dos grãos de milho e soja. Através da ferramenta S-PAA vem obtendo melhora no controle de especificação de umidade de saída do grão.

O S-PAA utiliza o conceito de “R.T.O. – Real Time Optimization” (Otimização em Tempo Real) para o gerenciamento dos setores de processo e de energia em plantas industriais. Por meio de dados on-line da planta, do banco de dados de qualidade e de valores de projeto e/ou estabelecidos pelos usuários, é possível simular as condições atuais da planta e otimizá-las em tempo real, ou seja, enquanto a planta está operando.

Os modelos termodinâmicos foram aplicados nos secadores da premiada propriedade do Grupo Baumgart com o objetivo de garantir a padronização da operação dos equipamentos e da qualidade dos grãos de milho e soja.

Já nas primeiras atuações do S-PAA ficou claro a melhora no controle de especificação de umidade de saída do grão. Mas o RTO ainda tem a capacidade de sugerir arranjos operacionais dos equipamentos de acordo com a qualidade do grão que vem da colheita.

O projeto é liderado pelo Engenheiro Leandro Favaretto da Soteica do Brasil e conta com o apoio de toda equipe operacional da fazenda, destacando o envolvimento de seu gerente David Panades.

“Estamos muito empolgados com as inúmeras aplicações do S-PAA em diversos processos produtivos. Esta implementação em secagem de grãos só reforça a versatilidade de nossa tecnologia e sua capacidade de gerar resultados concretos onde quer que seja implementada”, destaca Douglas Castilho Mariani, PhD e representante da Soteica.