Sempre atenta em criar possibilidades de atração de jovens talentos para a companhia, a BP Bunge Bioenergia — uma das líderes brasileiras nos mercados de etanol, bioeletricidade e açúcar — investe constantemente em seus programas de porta de entrada.
Assim, a empresa inicia hoje (08) as inscrições para os Programas Trainee e Engenheiras(os) 2024, que, em seu quarto ciclo, buscam atrair os melhores talentos para atuação no campo, na indústria e em funções corporativas e de liderança.
“A BP Bunge investe no desenvolvimento de pessoas como parte essencial de sua estratégia para se destacar no setor. Oferecemos oportunidades para jovens talentos por meio dos nossos programas de porta de entrada, permitindo que eles desenvolvam suas carreiras em diversas áreas, ao se conectarem com a nossa cultura e valores. Nosso compromisso com as pessoas é fundamental para o crescimento sustentável do negócio”, diz Cesar Bresciani, diretor de Recursos Humanos da companhia.
LEIA MAIS > Projeto de Manutenção Preditiva da Raízen reduz R$ 11,8 milhões em custos
Sobre as iniciativas
O Programa Trainees tem o objetivo de estimular e preparar jovens recém-formados para desenvolverem suas carreiras em cargos de especialista nas operações agrícola e industrial; e nas áreas corporativas como comercial, finanças e TI, numa jornada de muita aprendizagem, desafios e crescimento. A trilha de desenvolvimento é focada nas competências necessárias para o negócio e o principal objetivo é ajudá-los a adquirir experiência e conhecimentos a fim de alavancar suas carreiras. Os jovens profissionais contam, também, com um sistema de job rotation e programas de tutoria e mentoria.
As inscrições estão abertas entre os dias 08 de dezembro de 2023 e 22 de janeiro de 2024. Podem participar formados entre dezembro de 2021 e dezembro de 2023 nas áreas Agronomia, Engenharias Elétrica, Mecânica, Produção, Química, dentre outras; Economia, Ciências Contábeis, Comunicação, Administração, Ciências da Computação, dentre outros, com inglês intermediário. São 12 vagas com previsão de início em abril de 2024.
LEIA MAIS > Lideranças destacam desenvolvimento e justiça social no MasterCana Nordeste
Já o Programa Engenheiras(os) é dedicado à formação das futuras lideranças operacionais e visa capacitar profissionais para cargos de coordenação nas operações agrícolas e industriais da BP Bunge. O projeto acelera a carreira de profissionais que possuem entre acima de quatro de experiência no setor de bioenergia. O objetivo é capacitar colaboradores, como coordenadores e especialistas nas operações. Nesta edição, são disponibilizadas 25 vagas — sete a mais em comparação a edição anterior.
“Em 2024, buscamos ampliar a presença de mulheres em nossa empresa. Para alcançar esse objetivo, implementaremos ações afirmativas visando atrair mais mulheres para o programa”, afirma Bresciani.
Os aprovados têm um programa de desenvolvimento em temas como a cultura BP Bunge e toda a cadeia de valor da companhia (agrícola, indústria, comercial e financeiro); além da metodologia de projetos. “Entre 2019 e 2023, contratamos 44 jovens recém-formados para ocuparem vagas de trainee, além de 39 profissionais para o Programa Engenheiras(os). Todas essas iniciativas têm duração de 12 meses e o índice de retenção que alcançamos após esse período são muito bons: mantivemos 71,5% e 78% desses colaboradores, respectivamente”, finaliza Bresciani.
LEIA MAIS > Luiz Magno apresenta experiência com Gestão Industrial Inteligente no Grupo Carlos Lyra
Serviço:
Programa Trainees BP Bunge Bioenergia 2024
O que é: vagas para recém-formados (entre dezembro de 2021 e dezembro de 2023)
Formação: cursos de Agronomia, Engenharias Elétrica, Mecânica, Produção, Química, dentre outras; Economia, Ciências Contábeis, Comunicação, Administração, Ciências da Computação, dentre outros.
Pré-requisitos: inglês intermediário e disponibilidade para residir nas cidades onde a empresa atua
Quantidade de vagas: 12
Programa Engenheiras(os) BP Bunge Bioenergia 2024
O que é: vagas para aceleração de lideranças entre engenheiros que possuem acima de quatro anos de experiência comprovada no setor de bioenergia.
Formação: cursos Agronomia e Engenharias Elétrica, Mecânica, Processos e Química. O profissional deverá ter, no mínimo, 4 anos de experiência comprovada no setor de bioenergia e nas demais áreas de atuação da Companhia.
Pré-requisitos: inglês (não é quesito mandatório) e disponibilidade para residir nas cidades onde a empresa atua.
Quantidade de vagas: 25