Ao longo dos próximos dois anos, o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGVces) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) vão trabalhar em parceria para avaliar a pegada de carbono de veículos leves tipo automóveis fabricados no Brasil.
A proposta do projeto é:
Quantificar os impactos da produção de automóveis, desde a extração da matéria-prima até a fabricação nas montadoras, ou seja, do berço ao portão da fábrica;
Mapear as principais fontes de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e principais oportunidades de redução associadas a elas;
Identificar as principais diferenças em relação à produção de veículos em outros países (benchmarking internacional).
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O projeto de pesquisa integra o programa Rota 2030, mais especificamente a Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão, coordenada pela Fundep. O trabalho será desenvolvido em seis etapas e terá contribuições tanto da equipe técnica da Fundep/Rota 2030 como do comitê consultivo, que será formado por associações setoriais, empresas e especialistas de avaliação de ciclo de vida.
Para avaliar a pegada de carbono e entender as diferenças de cada tecnologia e modelo de produção, serão avaliados oito veículos representativos do setor brasileiro, sendo: três veículos com tecnologias convencionais (motor a combustão interna) e rotas de produção tradicionais, e cinco com novas tecnologias (elétrico ou híbrido) e/ou rotas de produção alternativas (uso de biopolímeros, uso de cerâmicos, produção 100% nacional).
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Ferramenta para a tomada de decisão
Além de produzir um estudo completo, detalhado e revisado por terceira parte sobre a pegada de carbono dos modelos selecionados, o projeto resultará na elaboração de uma ferramenta setorial para o cálculo da pegada de carbono.
Ou seja, qualquer empresa do setor automotivo poderá aplicar individualmente a ferramenta para entender os impactos de sua produção sobre as mudanças climáticas e, a partir disso, estabelecer uma cultura de gestão eficiente de emissões de GEE. Para apoiar nessa etapa, o projeto contemplará ações de formação, capacitação e comunicação.
“Queremos que o trabalho seja referência para pesquisas desse tipo, resulte na promoção de estratégias de redução de emissões de GEE a serem utilizadas em âmbito público e empresarial e amplie o olhar do setor para a sua cadeia de suprimentos, a partir de uma perspectiva de inovação e disseminação da importância da mitigação da mudança do clima para a sociedade brasileira”, avaliou Mario Monzoni, coordenador do FGVces.
Uma vez caracterizada a produção nacional de veículos leves, o projeto ainda identificará suas principais diferenças em relação à produção de veículos em outros países.
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Indústria automotiva nacional
O Brasil é o oitavo maior produtor de veículos no mundo e o sexto maior mercado automotivo. A emissões de GEE do setor correspondem a aproximadamente 10% das emissões totais brasileiras – e metade desse montante tem origem no transporte de passageiros.
A mitigação das mudanças do clima é um dos compromissos assumidos no Acordo de Paris pelo Brasil, que espera alcançar a chamada “neutralidade climática” em 2050.
Nesse sentido, o projeto ‘Do berço ao portão’ une a necessidade de alterações no sistema produtivo do setor automotivo à demanda por mercados mais competitivos, nos quais o Brasil pode ter vantagem, visto que sua matriz energética é predominantemente renovável.
“Queremos mobilizar o setor em torno de esforços para a identificação de limitantes e de potencialidades da indústria nacional, pavimentando o caminho para a fabricação de veículos que contribuam para a redução das emissões de GEE na atmosfera”, conclui Monzoni.