Usinas

Usina Caeté destaca os benefícios do filtro prensa de lodo na produção de açúcar e etanol

Companhia participou de evento realizado pela Stab Leste

Usina Caeté destaca os benefícios do filtro prensa de lodo na produção de açúcar e etanol

A Usina Caeté apresentou os resultados notáveis obtidos com a implementação do Filtro Prensa de Lodo durante uma palestra realizada na Stab Leste.

O engenheiro químico e supervisor de produção de açúcar e etanol, Carlos César Moreira Henrique, foi o responsável por compartilhar os benefícios operacionais e econômicos alcançados na safra 2022/23.

Durante a apresentação, o engenheiro químico ressaltou que a aquisição do equipamento proporcionou uma redução significativa na quantidade de torta produzida em comparação aos filtros rotativos anteriormente utilizados. Essa eficiência superior na retenção de sólidos resultou em ganhos operacionais expressivos.

LEIA MAIS > Como maximizar a fabricação de açúcar diante dos desafios da safra 2023?

Um dos pontos-chave abordados na palestra foi a eliminação do uso de bagacilho como meio filtrante, o que gerou uma economia nos custos de produção. “O bagacilho não utilizado passou a ser aproveitado para a geração de energia, demonstrando o compromisso da Usina Caeté com a sustentabilidade e a busca por soluções inovadoras”, destacou Carlos César Moreira Henrique.

Além disso, a implementação do filtro prensa de lodo resultou em uma considerável economia no transporte de torta. “Com uma menor geração de torta, os custos logísticos foram reduzidos, evidenciando a eficiência financeira dessa tecnologia para a Caeté”.

O engenheiro químico enfatizou que o retorno do investimento realizado na aquisição do filtro está previsto para ocorrer em menos de duas safras, o que reforça a viabilidade do investimento.

LEIA MAIS > Logum conclui sistema de dutos de etanol

Com a palestra realizada na Stab Leste, a Usina Caeté reforça seu compromisso em compartilhar conhecimento e experiências bem-sucedidas, impulsionando o desenvolvimento e a adoção de práticas mais eficientes e sustentáveis na produção de açúcar, etanol e bioeletricidade.