JornalCana

Zoneamento da cana será anunciado dia 31 de julho

O Ministério da Agricultura informou que anunciará no dia 31 de julho o mapeamento agroecológico da cana-de-açúcar no país. O bioma amazônico deverá ser uma das áreas de restrição total para expansão da cultura.

O acordo final sobre a possibilidade de utilização de áreas de floresta para plantio de cana-de-açúcar será uma decisão de governo, e não só do ministério.

O zoneamento agroecológico definirá em que áreas a cana-de-açúcar poderá ser produzida. O mapa valerá apenas para expansão da cultura, sem afetar os atuais produtores.

O Ministério da Agricultura já concluiu o mapeamento das áreas aptas a produzir cana-de-açúcar, o das áreas proibidas, como unidades de conservação e reservas indígenas, e o das áreas degradas e de pastagem. Somente na região Centro-Oeste, foram identificadas mais de 50 milhões de hectares de áreas aptas.

Atualmente, a produção de cana-de-açúcar no bioma amazônico (que não inclui estados como Mato Grosso e Maranhão, que fazem parte da Amazônia Legal) está restrita a poucos núcleos.

O ministério informou que outras culturas poderão ser substituídas pela da cana-de-açúcar “se o planejamento envolver essa necessidade”.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram