JornalCana

Zilor reduz taxa de acidente de trabalho com afastamento em 72%

Companhia investiu em ações de segurança com foco no Zero Acidente

A Zilor Energia e Alimentos registrou a redução de 72% na taxa de acidente de trabalho com afastamento no período do ano safra 2019/2020.

A informação foi divulgada pela empresa nesta segunda-feira (27), quando se comemorou o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

Em junho, a unidade de Quatá, localizada no interior de São Paulo, registrou um ano sem acidentes em junho, reforçando a busca da companhia pelo ZERO Acidente.

De acordo com a empresa, o resultado é parte de uma série de ações de segurança desenvolvidas ao longo do ano, com o objetivo de garantir um ambiente de trabalho cada vez mais seguro para seus colaboradores.

LEIA MAIS > Manifesto pelo RenovaBio é enviado ao Ministério de Minas e Energia
Luiz Scartezini destaca o engajamento das equipes

A grande guinada positiva nos indicadores de segurança foi alcançada em 2019, com o direcionamento da alta liderança para alavancar as ações de segurança e a parceria com a consultoria DuPont.

“Podemos observar uma nova cultura de segurança da empresa criada com o trabalho maciço de diferentes ações de prevenção e campanhas para conscientização das pessoas e sua mudança de comportamento. Essa evolução não seria capaz sem o engajamento de todas as equipes e o suporte de cada líder”, afirma o diretor Agroindustrial da Zilor, Luiz Scartezini.

Segundo a Zilor, investimentos em workshops e treinamentos para equipes de todos os níveis foram feitos visando desenvolver competências de supervisão e liderança, comunicação efetiva, gestão de conflitos, coaching para desempenho, tomada de decisão, efetividade das reuniões, treinamento de habilidades e trabalho em equipe.

Por meio do programa Vida em Foco, implantado ao longo da temporada, as ações passaram a ser feitas de forma integrada, com iniciativas e campanhas para conscientizar para todos os colaboradores.

“Nosso maior desafio foi a mudança comportamental. Foi preciso mostrar que a segurança é um benefício para cada colaborador. Desenvolvemos programas, ações e contamos com o auxílio da consultoria para aprimorar a área de Segurança”, destaca o diretor-presidente da Zilor, Fabiano Zillo.

LEIA MAIS > Com ou sem pandemia, quais são as estruturas essenciais de SSMA?
Fabiano Zillo: rotina “Zero Acidente” é condição essencial

Como resultado, no ano safra 2019/2020, a empresa reduziu em 72% o número de acidentes com afastamento e nenhuma fatalidade no período. Segundo o método Dupont, a redução no número de acidentes representa ainda uma diminuição de 62% nos custos com acidentes de colaboradores.

Fabiano Zillo afirma ainda que a rotina “Zero Acidente” é condição essencial para as atividades da empresa: “a curva decrescente dos indicadores de acidentes mostra que o trabalho desenvolvido no último ciclo está no caminho certo e deve continuar com ainda mais empenho de todos os nossos colaboradores sem distinção de atividade, cargo ou experiências”, concluiu.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram