JornalCana

WWF: acordo Brasil-EUA pode possibilitar expansão de energia limpa

A organização não governamental (ONG) WWF informou hoje (30) que o compromisso assumido pelo governo brasileiro, no acordo bilateral com os Estados Unidos, de aumentar para 20% a geração de energia elétrica por fontes renováveis, que não hidroelétricas, pode criar uma possibilidade de expansão de geração solar, eólica e de biomassa no país.

etanol (2)O anúncio é importante, porque cria uma possibilidade de exploração do imenso potencial brasileiro, de acordo com comunicado da ONG. Ela diz que apesar do pequeno avanço, considera que o Brasil ainda poderia chegar a 33% da sua matriz elétrica com outras fontes renováveis, criando grande potencial econômico, social e ambiental para o país.

No entanto, de acordo com o coordenador do Programa Mudanças Climáticas e Energia do WWF-Brasil, André Nahur, é insuficiente o estabelecimento da meta para que a matriz energética do país seja composta por 28% a 33% de fontes alternativas renováveis. “O anúncio não cria um cenário muito diferente do atual. Para o Brasil é pouco, pois basicamente mantém o que temos hoje de 28,6%”, disse ele.

Nahur criticou a promessa do governo brasileiro, de acabar com o desmatamento ilegal até 2030. “Acabar com desmatamento ilegal é uma obrigação, e precisamos fazer isso o mais cedo possível com instrumentos efetivos de regularização fundiária e alternativas econômicas florestais”, ressaltou.

(Fonte: Agência Brasil)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram