JornalCana

Workshop da Stab acontecerá pela primeira vez na PB

Pela primeira vez na Paraíba, a Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (STAB/Regional Setentrional) promoverá, nos dias 18 e 19 de outubro, o 10º Workshop sobre controle de plantas daninhas no Nordeste. O evento, que tem o apoio da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), acontecerá no auditório da Asplan, em João Pessoa. Na programação, destaque para visitas técnicas, palestras, mesas redondas e muita troca de experiência, não só sobre o uso de defensivos agrícolas para o controle da erva, mas também sobre mão de obra qualificada para o campo e redução de custos com a lavoura.

No primeiro dia de evento, os participantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre o panorama energético do Nordeste, a dinâmica adaptativa das plantas daninhas na região e as alternativas tecnológicas para a aplicação de defensivos. O destaque do dia será a palestra de Robinson Antônio Pitelli, professor da UNESP – Jaboticabal (SP), que abordará a evolução adaptativa das plantas daninhas em função do corte de cana crua a aplicação de herbicida. O momento, segundo o engenheiro agrônomo da Asplan, Vamberto de Freitas, será de grande importância para o produtor paraibano. “Os produtores conhecerão formas racionais de lidar com a erva daninha, protegendo a cultura da cana e preservando a natureza”, destacou, lembrando que na ocasião empresas que trabalham com pesquisas voltadas ao tema também estarão presentes. “Além de uma atualização, será uma transferência de tecnologia”, afirmou.

Ainda no primeiro dia, haverá uma mesa redonda com diversos participantes proprietários de usinas da Paraíba e Pernambuco para discorrer sobre a escassez de mão de obra, legislação e redução de custos. “Muitas vezes o produtor está isolado em sua propriedade e não conhece que a sua dificuldade é a mesma que a do colega lá em Pernambuco. Então, encontros como esses fortalecem o setor porque é nesse momento que seus integrantes trocam experiências e ficam mais informados sobre as dificuldades pelas quais o setor como um todo passa”, ressalta o presidente da Asplan, Raimundo Nonato.

No segundo dia de Workshop, “Os desafios para o controle de plantas daninhas no Nordeste”, será o tema que abrirá as atividades. A palestra será proferida pelo pesquisador Djalma Euzébio Simões, da UFRPE-RIDESA. Em seguida, Adriano Costa Cunha, da usina Estivas (RN), falará sobre as experiências realizadas na propriedade para controle da erva daninha. Por volta das 10h30 haverá uma mesa redonda sobre os desafios dos produtores nordestinos no manejo de plantas daninhas, sob a ótica da tecnologia disponível, mão de obra e qualidade.

Na parte da tarde, os participantes terão a oportunidade de visitar a Destilaria Japungu. Na ocasião, os produtores conhecerão as áreas de colheita mecanizada com cana crua mantidas na destilaria, poderão observar o comportamento de plantas daninhas, bem como poderão acompanhar a aplicação aérea de herbicidas. As inscrições para participar dos dois dias de atividades podem ser realizadas no dia do evento, no hall do auditório da Asplan. Os cinqüenta primeiros produtores associados da entidade a comparecer ao evento estão isentos de taxa de inscrição. Mais informações pelo telefone (83) 3241-6424.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram