JornalCana

Workshop Brasil-Japão aborda biocombustível e biomassa

Para discutir os programas governamentais, da iniciativa privada e universidade, na área de energia, biomassa, meio ambiente, sustentabilidade, tratamento de resíduos sólidos e líquidos e novas tecnologias, será realizado em Campinas, SP, de 29 de outubro a 1º de novembro, o V Workshop Internacional Brasil-Japão em Biocombustível, Meio Ambiente e Novo Produtos da Biomassa. O evento, que é uma realização da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pretende promover o intercâmbio de pesquisa e abrir novos canais de cooperação internacional entre instituições japonesas e brasileiras.

A programação inclui a realização de palestras nos dias 29 e 30 de outubro, segunda e terça-feira, no Centro de Convenções da Unicamp, para a abordagem de temas, como: etanol, política de pesquisa e desenvolvimento: cooperação internacional; energia de biomassa no Japão e no Brasil: tendências e cooperação bilateral; projetos globais de produção e conversão de biomassa e mercado de crédito de carbono. Estão previstas as presenças de Sérgio Rezende, ministro da Ciência e Tecnologia; Marcos Sawaya Jank, presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica); Silas Oliva Filho, gerente de Comércio de Álcool e Oxigenados da Petrobras; Masahiro Kobayashi, diretor da JICA (Japan International Cooperation Agency) no Brasil; Hisashi Miyafuji, da Kyoto University; Hajime Uchida, gerente do Banco Sumitomo-Mitsui, entre outros.

O evento prevê, para os dias 31 de outubro e 1º de novembro, visitas técnicas a usina de etanol e cogeração de energia, planta industrial de plástico biodegradável e planta piloto de hidrólise de bagaço de cana, em Pirassununga, SP, da Dedini S/A Indústrias de Base. O workshop conta com a participação das universidades japonesas: University of Tokyo, Kyoto University, Gifu University, Kyushu University. Outras informações no http://www.cori.unicamp.br/centenario2008/evento1.htm ou pelo e-mail andre@reitoria.unicamp.br .

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram