JornalCana

VW já vende carro bicombustível

Álcool ou gasolina? E por que não os dois no mesmo veículo? Agora o consumidor poderá escolher qual combustível irá abastecer o seu carro. A montadora alemã Volkswagen saiu na frente com o lançamento do Gol Total Flex, primeiro modelo nacional a usar tecnologia que possibilita o uso dos dois combustíveis em um único veículo. O lançamento oficial foi no dia 24, na própria montadora, em São Bernardo do Campo (SP), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, data também que marcou a comemoração de 50 anos da companhia alemã.

Ontem, os empresários do setor sucroalcooleiro puderam comprovar a tecnologia na prática com um test drive.Um projeto, que começou há 30 anos e consolidou-se na década de 80, hoje é um exemplo a ser copiado no mundo. Pioneiro, o Brasil foi o primeiro país a usar o álcool como combustível, uma alternativa barata à volatilidade do petróleo, que também é limpa.

Durante o test drive, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Ricardo Carvalho, ressaltou que o setor automotivo acredita no potencial do novo modelo, que deve atender às expectativas do consumidor.

O presidente da União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo (Unica), Eduardo Pereira de Carvalho, também salientou a importância de uma parceria entre o setor sucroalcooleiro e as montadoras. Da parte das usinas, o compromisso com o abastecimento está garantido.

O carro bicombustível da Volkswagen está à venda desde o dia 24 de março pela internet (www.vw.com.br), e a partir de maio estará nas concessionárias. O Gol Total Flex é um modelo com motor 1.6. As diferenças de desempenho e dirigibilidade do carro abastecido com 100% álcool ou gasolina são pequenas, segundo a montadora. O sistema foi desenvolvido pela italiana Magnetti Marelli, cuja inovação é o STF (Software Flexfuel Sensor), que identifica a mistura entre os dois combustíveis no tanque por meio de sensores.

O preço do veículo será, no início, R$ 950 mais caro. Mas a diferença poderá se reduzir nos próximos meses. A Volks também planeja expandir o conceito em outras linhas comercializadas pela montadora até 2004.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram