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Volkswagem lança carro triflex

Depois do sucesso dos carros bicombustíveis ou flex, que já venderam mais de 1 milhão de unidades, as montadoras ampliam a oferta de modelos triflex, que podem rodar, além do álcool ou gasolina, com gás natural (GNV).

A Volkswagen começa a oferecer ainda em novembro/05 todos os veículos da marca, exceto o Fox, com a terceira opção de combustível. Até agora, a General Motors era a única a dispor da tecnologia no modelo Astra, lançado no fim do ano passado.

A diferença é que os bicombustíveis saem da linha de montagem com a tecnologia. Já a inclusão do sistema a gás será feita pela White Martins, em parceria com a Volks, mas o carro terá todas as garantias de fábrica. A conversão custará entre R$ 3,5 mil e R$ 4,3 mil, dependendo do modelo, e fica pronta em uma semana.

Os veículos têm dois circuitos de combustíveis, um para o líquido, que pode ser abastecido com gasolina, álcool ou a mistura de ambos, e outro para o gasoso (GNV). O motorista seleciona a injeção do combustível que deseja utilizar por meio de uma chave no painel do veículo.

Segundo o Centro de Tecnologia do Gás (CTGás), o custo médio de uma conversão em oficinas credenciadas é de R$ 3,5 mil. “Temos preço competitivo, aliado à garantia de fábrica e à qualidade de nossos produtos”, diz o diretor de vendas e marketing da Volks, Paulo Sérgio Kakinoff. Quando feita de forma irregular, a conversão não resulta em rendimento aceitável, pode provocar problemas no veículo e emitir mais poluentes na atmosfera.

A parceria com a White Martins possibilita à montadora operar de acordo com a demanda do mercado, sem precisar produzir um volume fixo de modelos triflex para tornar os custos viáveis, explica Kakinoff. Os potenciais consumidores são taxistas e frotistas que rodam em média 100 quilômetros por dia. Nessas condições, o retorno do gasto com a conversão ocorre num prazo médio de um ano.

De acordo com cálculos da Volks, um Gol 1.0 que roda por dia 150 km, considerando 22 dias úteis, totalizará 3.300 quilômetros rodados no mês. Se for abastecido com gasolina, o gasto mensal aproximado será de R$ 620 (considerando-se o preço do litro de gasolina a R$ 2,30 e uma média de consumo de 12 km/litro). Com o GNV, o gasto mensal cairia para R$ 260 (levando-se em conta o preço de R$ 1,04 o m3 e um consumo médio de 13 km/m3). Com álcool, o gasto ficaria em R$ 363, tendo como base o preço a R$ 1,20 o litro e uma média de 10,9 quilômetros por litro. Para esse modelo, o custo da conversão é de R$ 3.547,96.

As recentes informações do governo de que o país pode adotar medidas para privilegiar o uso do gás industrial, em detrimento do veicular, e de reajustes de preços para o GNV, não interferem nos planos da Volks. “A marca está preparada para atender o consumidor, qualquer que seja o combustível que ele escolher.”

A GM vendeu, até agora, cerca de mil unidades do Astra Multipower. Segundo a montadora, foi o primeiro carro multicombustível oferecido de série. A inclusão do sistema de GNV é feita pela Rodagás, que faz a adaptação no modelo flex com tecnologia da Bosch. A empresa informa que a maior parte das vendas é para frotistas e taxistas e não considera o volume baixo.

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