O conceito de Usina 4.0 tem despertado muito interesse. Por isso é necessário compreende-lo com clareza. A princípio, a proposta da Indústria 4.0 é revolucionar a maneira com que produtos e serviços são gerados. Isso através da conexão e otimização de toda a cadeia de valor — informações, pessoas e equipamentos — com uso intensivo de tecnologia digital. Uma das razões do interesse por gestores de usinas deve-se a estudos e levantamentos que indicam um potencial de redução de custo de manutenção, consumo de energia e aumento de eficiência.
DESTAQUE > Como a Usina Pitangueiras usa inteligência artificial para otimizar a extração na moenda
De modo que uma Usina 4.0 pode obter reduções expressivas principalmente em três áreas. Primeiramente, é possível reduzir custos de manutenção em até 40%. Do mesmo modo, reduzir o consumo de energia em até 20%. Ao passo que também se pode aumentar a eficiência do trabalho em até 25%. Esse conceito já está presente nas usinas e tem feito diferença na performance, sobretudo, industrial das plantas. Seus resultados já podem, inclusive, ser medidos e compartilhados por gestores de usinas.
Mas o que é preciso para implantar e transformar uma planta comum em Usina 4.0?
Para responder a esta questão, levando em conta, que o tema envolve muita tecnologia e planejamento estratégico. E porque se trata de uma tendência acelerada pelas demandas das usinas em meio à pandemia. O JornalCana reuniu um time técnico com experiência comprovada em resultados para esmiuçar em detalhes como é feita a transformação da indústria digital.
LEIA MAIS > Profissional da Adecoagro dá detalhes sobre como transformar uma unidade em Usina 4.0
Dentre os especialistas e gestores de usinas estão:
- Alexandre Menezes, gerente de divisão industrial do Grupo Pedra Agroindustrial;
- Fábio Ramos, gerente Executivo Administrativo da Bevap;
- Heberson Martins, Geração de Energia e Novos Projetos em Elétrica e Automação da Adecoagro;
- João Henrique de Andrade, diretor Vice-presidente da Usina Pitangueiras e
- Nelson Nakamura, engenheiro mecânico com pós-graduação em produção, especialização em engenharia química e PhD em administração de empresas e diretor da Soteica do Brasil.
Gestores especialistas em Usina 4.0 apresentaram detalhes ao vivo nesse encontro inédito mediado pelo jornalista e presidente da ProCana Brasil, Josias Messias durante o Webinar JornalCana USINA 4.0.