JornalCana

Visão embaçada

img4008

Aconteceu algo interessante comigo no último dia 16 de outubro, em São Paulo. Estava terminando de redigir o cerimonial do Prêmio MasterCana Brasil, que iríamos realizar naquela noite, mas minha vista embaralhava muito.

De repente, com ou sem óculos, vi-me com a visão completamente ofuscada e em apuros, porque tinha uma tarefa importante para concluir.

Aos poucos, minha visão clareou e se estabilizou.

Aquele acontecimento gerou em mim uma reflexão sobre o mercado sucroenergético, caracterizado hoje por empresas que estão bem e empresas que estão enfrentando dificuldades. Ambas participam de conferências nacionais e internacionais, recebem as mesmas informações mas possuem visões diferentes do mercado.

Assim como cabe aos óculos, oferecer uma boa visão compreende vários focos: longe, meia distância e perto. E esta lente envolve dimensões diferentes.

Há doze anos, um consultor judeu me ajudou a transformar o antigo Prêmio JornalCana no MasterCana que é hoje. Com ele, uma das melhores lições que aprendi foi quando me ensinou sobre as quatro dimensões da visão: o visível do visível, o invisível do visível, o visível do invisível e o invisível do invisível.

Num primeiro momento estas quatro dimensões pareciam confusas, até embaralhadas, mas seus princípios se revelaram simples: Em suma, estes princípios levam-nos a sair da dimensão do óbvio para avançar mais profundamente no entendimento de todos os fatores relevantes do mercado, tangíveis e intangíveis, até que possamos de fato entendê-lo e dominá-lo completamente. E isto não se aplica apenas à produção, mas a todo o “espírito” que tem dominado o mercado.

Creio, mais do que nunca, que o setor precisa crescer em visão estratégica. Sobretudo porque, por falta de visão de alguns, são muitos os que estão sofrendo as consequências.

É de interesse nacional que o setor retome seu rumo.

Nós, da ProCana Brasil, temos consciência de que não conseguimos determinar estes rumos, afinal somos parte do setor e sofremos com ele todas as consequências da visão estratégica do mercado ou da falta dela. Mas podemos apontar algumas saídas e alternativas, publicando entrevistas com pessoas e empresas qualificadas em áreas fundamentais — como temos feito nestes quase 25 anos e continuaremos nas décadas por vir. Com isto, de alguma forma, também estamos cônscios de que estamos contribuindo para o desenvolvimento deste setor, que é a nossa paixão.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram