JornalCana

Vertente teve a melhor safra de sua história

Usina já fixou 70% da produção de açúcar da temporada atual

Usina Vertente fica em Guaraci -SP

A Usina Vertente, localizada em Guaraci -SP, conquistou recorde de moagem na safra 20/21, com 2.350 milhões de toneladas processadas.

A produção de açúcar atingiu 185 mil toneladas e a de etanol, 110 mil m3. No campo, a produtividade da cana registrou 142 quilos de ATR por tonelada de cana-de-açúcar, acima da média histórica da companhia.

“Foi um ótimo ano para nós. Tanto o Grupo Tereos moeu acima do esperado como a Vertente, que teve a melhor safra dos seus 18 anos de existência”, afirmou Hugo Cagno, diretor executivo da usina.

Diante do cenário propício, a Vertente já tem fixado 70% do açúcar que será produzido na safra 2021/22. E a perspectiva continua boa para a nova temporada, com projeção de valor alto do ATR, o que irá ajudar usinas e produtores de cana. A empresa, uma das primeiras certificadas no programa do RenovaBio, também comercializou 88.450 créditos de descarbonização (Cbios).

LEIA MAIS > Rubens Ometto: protagonista de uma história de sucesso

Apesar das expectativas positivas para o ciclo 2021/22, a usina enfrenta os desafios dos impactos de um ano seco, que atrapalhou o desenvolvimento dos canaviais. O déficit hídrico em 2020 resultará em uma quebra de cerca de 5% da matéria-prima. “A cana está atrasada cerca de um mês, portanto, a nossa previsão é começar a safra no dia 16 de abril”, afirmou o executivo.

O diretor comentou ainda que a companhia pretende investir mais no canavial este ano para melhorar a qualidade da cana e ter uma renda melhor. A Vertente é responsável por 85% da cana processada, sendo os outros 15% da matéria-prima fornecida por terceiros.

Hugo Cagno, diretor executivo da usina

Cagno ressalta também que a usina foi a unidade que apresentou maior número de melhorias dentro do Grupo Tereos na safra 20/21, sendo a primeira colocada no ranking do Programa Kaizen 20/21. Foram 720 oportunidades sendo no grupo um total de 2.845. O método Kaizen, que tem como objetivo identificar dentro de seus processos melhorias que visam aumentar as condições de segurança, maximizar eficiências, reduzir gastos, entre outros, foi implantado no Grupo Tereos, em 2017.

“Esse resultado vem do engajamento de todos os colaboradores em estar evoluindo constantemente na gestão da rotina da unidade e do Grupo. Já que melhorias identificadas em uma das unidades são replicadas para as demais”, afirmou Marcos Risseti, gerente executivo industrial da companhia.

LEIA MAIS > US Sugar anuncia compra da Imperial Sugar, da Louis Dreyfus

De acordo com Risseti, das melhorias apresentadas pela Vertente, duas foram selecionadas como mais relevantes. São elas, a redução na dose de adubo MAP no plantio, classificação “Redução de gastos” e melhoria na tampa da caixa de ligação do motor da centrífuga de açúcar classificação “Segurança”.

“Nosso objetivo é continuar incentivando nossos colaboradores a apresentar cada vez mais oportunidades e com isso manter o princípio de melhorar sempre nossos processos e indicadores”, concluiu.

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram