Usinas

Vertente conquista prêmio de performance em extração e gestão na área industrial

A vencedora do MasterCana será um dos destaques da 21ª edição do SINATUB Internacional, no próximo dia 9 

Vertente conquista prêmio de performance em extração e gestão na área industrial

Um conjunto de ações projetadas no setor nas áreas de alimentação, preparo e moagem de cana para atender a quantidade maior de matéria-prima processada por hora média sem afetar o indicador de extração (perda de açúcares bagaço), foram determinantes para que Usina Vertente, do Grupo Tereos, alcançasse expressiva eficiência geral da unidade.

Entre as medidas adotadas, destacaram-se o ajuste no raio e ângulo da placa desfibradora e do rotor desfibrador, a adequação na alimentação e retorno da esteira transversal, e o reposicionamento de distribuição das calhas de embebição.

“Realizamos também modificações técnicas como a drenagem de caldo lateral do difusor, ajustes no volume e estrutura do rolo flutuante, além de densidade aplicada na triangulação dos ternos desaguador e de secagem”, detalha Flávio Montanheiro, gestor de Extração e Utilidades, da Usina Vertente.

LEIA MAIS > MasterCana Award e MasterCana Brasil celebram a integração tecnológica

O profissional apresentará os números completos e todos os detalhes desse case de sucesso no dia 9 de novembro, durante o 21º SINATUB INTERNACIONAL – Extração & Manutenção Industrial com informações relevantes e casos de inovações tecnológicas e melhorias operacionais nas áreas de Recepção, Preparo, Extração (Moenda ou Difusor) e Manutenção Industrial.

Os resultados obtidos asseguraram a conquista do troféu na categoria “Extração Performance” da premiação do MasterCana Brasil. Nessa mesma premiação, a Vertente também garantiu o troféu na categoria de gestão da área industrial.

“Na atual safra de 2023/24 foram implementadas diversas iniciativas visando a redução do consumo de insumos na planta, tanto na produção de açúcar como etanol e vapor. O início do trabalho se deu antes do início da safra com o planejamento de consumo e alinhamento com fornecedores com foco em iniciativas de inovação e relacionamento a médio prazo”, explica Alex Eiti Shiota, gerente da unidade.

A cerimônia de entrega do troféu MasterCana Award Brasil foi realizada no mês de outubro, na capital paulista. Considerada uma das mais expressivas do setor, a solenidade recebeu autoridades e os principais nomes da área de bioenergia.

LEIA MAIS > Usina Lins eleva eficiência industrial com inovação em manutenção preditiva

MasterCana Award Brasil conta com patrocínio da DrulNetafim e apoio de AxiAgroCaltecCarmeuseS-PAA e Spraying System.

Para assistir à cerimônia completa de premiação CLIQUE AQUI

Fotos do evento disponíveis neste link

Banner Revistas Mobile