JornalCana

Vertente busca ISO 22000

A ISO 22000, norma internacional que define os requisitos de um sistema de gestão de segurança alimentar, cada vez mais é uma exigência de mercado na questão da fabricação de açúcar. Por isso a Usina Vertente, de Guaraci (SP) iniciou este ano o processo de implementação da norma com o objetivo de garantir a segurança na produção de açúcar e conquistar novos clientes como a Coca-cola. A informação é de Carina Souto, analista de sistema de qualidade pleno.

Depois da etapa de levantamentos de pontos críticos de cada processo que durou cerca de sete meses, a próxima será de monitoramento, mudanças e adaptações finais até dezembro próximo, para que em 2012 a empresa seja certificada.

Carina explica que em abril passado foram construídos vestiários específicos para guardar roupas e objetos pessoais como celulares, rádios devido as áreas de riscos de explosão. “É preciso garantir que nada que prejudique a fabricação entre na indústria como alimentos que podem atrair pragas ou mesmo qualquer tipo de objeto pessoal que possa contaminar a produção”, diz.

O próximo passo é investir nas salas de Assepsia que serão construídas de agosto a dezembro próximo.

A analista afirma que a implementação da ISO 22000 deve girar em torno de R$ 1,5 milhão a R$ 2 milhões em uma usina nova como a Vertente, que inclui mudanças nos equipamentos, adequação nos sanitários para evitar a contaminação até um monitoramento na aplicação dos defensivos agrícolas.

Com a certificação ISO 22000, a empresa acumulará três certificações, uma delas a ISO 14001 e outra a ISO 9001, conquistada em 2006. “O trabalho diário para manter o padrão de qualidade de nossos produtos, aliado a segurança ambiental é fundamental para a empresa manter e conquistar novos clientes, fornecedoras, ter bom relacionamento com a comunidade e manter um mundo mais limpo para as futuras gerações”, finaliza.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram