JornalCana

Ventiladores industriais no setor

“Ventiladores Industriais”, é tema da palestra de Dagoberto Barbosa, diretor técnico da AFC do Brasil no dia 26 de agosto, durante a realização do Curso de Caldeiras II.

O curso estará discutindo e avaliando nos dias 26 e 27 de agosto em Ribeirão Preto (SP), a “Atual Tecnologia Disponível em Geração de Vapor”. Confira a entrevista completa do especialista sobre ventilação em usinas.

JornalCana – Qual a importância dos ventiladores para o setor?

Dagoberto Barbosa – Os ventiladores são fundamentais para o setor, notadamente nos processos de geração de vapor e energia, pois sem o ventilador não haverá o vapor, e o processo paralizará.

JornalCana – E sobre a Combustão de bagaço?

Barbosa – A combustão do bagaço é um fenômeno químico, que necessita uma certa quantidade de ar, o qual é suprida pelo ventilador.

JornalCana – Qual a sua influencia da temperatura e altitude na seleção dos ventiladores?

Barbosa – A temperatura e altitude são essenciais para a seleção adequada do ventilador, devido a correção da densidade no ponto de operação.

JornalCana – O que o sr falará sobre a densidade dos gases? Há riscos para a indústria?

Barbosa – Não há riscos. Densidade é o peso específico do ar em função da temperatura e altitude, se a pressão é negativa ou positiva, o que tem influência na seleção dos ventiladores.

JornalCana – O que significa pressão estática e total, como são calculadas?

Barbosa – A função principal de qualquer ventilador, é movimentar uma quantidade específica de ar ou gás, através de um sistema a ele ligado. Para que isto ocorra, o ventilador tem que produzir e gerar dois tipos distintos de pressões: a estática que é aplicada igualmente em todas as direções e a pressão dinâmica ou de velocidade que é unidirecional e necessária para colocar e manter o ar em movimento. Portanto, a pressão estática são as perdas ao longo dos dutos, curvas e dispositivos que o ventilador tem que superar, para atingir seu objetivo.

JornalCana – O que o sr pode falar sobre ventilador e suas características?

Barbosa – O assunto é muito extenso e tentaremos abordar estas características ao longo do curso, mostrando as leis das mudanças de tamanho, como as curvas de performance são obtidas a partir de um protótipo, como o volume e pressão podem ser controlado, os fenômenos da abrasão e soluções e vibrações.

Infelizmente não é possível dar maiores detalhes de uma forma bastante sucinta, pois o assunto ventiladores é abordado em um livro de 700 páginas e mesmo assim é incompleto.

No curso, damos os tópicos principais, sem contudo entrar em fórmulas matemáticas complexas, mas de uma forma genérica para que todos possam compreender a complexibilidade do ventilador e sobretudo sua preponderância nas aplicações dos processos industriais.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram