JornalCana

Venezuela busca tornar-se a maior fonte mundial de petróleo

A Venezuela começou a certificar ontem cerca de 235 bilhões de barris de petróleo das reservas no grande cinturão de Orinoco, como parte de esforço para tornar-se a maior fornecedora mundial da commodity.

A Venezuela, quinta exportadora de petróleo do mundo, espera que o processo possa garantir-lhe forte aumento para suas reservas, em momento em que os altos preços de energia levaram as petrolíferas a vasculhar o globo de petróleo.

“Estamos certos de que vamos somar 235 bilhões de barris de petróleo às nossas reservas registradas”, disse o ministro da Energia, Rafael Ramírez na abertura da campanha de certificação no leste da Venezuela. “Graças à iniciativa, a Venezuela será o país com as maiores reservas do planeta”, disse.

A Venezuela possui 80 bilhões de barris de reservas comprovadas. Ramírez disse que o projeto, conhecido como Magna Reserva, deve ser finalizado até novembro de 2008.

A PDVSA trabalha com petrolíferas de países como China, Irã e Brasil para certificar as reservas de Orinoco, enquanto o presidente Hugo Chávez busca reduzir a tradicional dependência econômica dos EUA.

O diretor da PDVSA, Eulogio del Pino, disse que a PDVSA espera dobrar suas reservas no bloco Carabobo 1, perfurando dutos, como parte de empreendimento com a Petrobras .

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram