JornalCana

Vendas do varejo em SP recuam 3,45% em 2003

O faturamento real do comércio varejista na região metropolitana de São Paulo aumentou 30,75% em dezembro último sobre o mês anterior, segundo a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP). Mesmo assim, o resultado foi insuficiente para superar o desempenho obtido em 2002, fechando com índice negativo de 3,64%. De janeiro a dezembro de 2003, o faturamento caiu 3,86% na comparação com os doze meses de 2002.

Os dados relativos à Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista mostram que a exceção foi o setor automotivo, que registrou alta de 6,01%. A queda na média nos cinco grupos pesquisados, em dezembro,reflete basicamente os recuos de 14,82% registrados nas vendas de material de construção e de 11,71% no setor de supermercados, que são dois grupos com forte peso nos cálculos.

Para este ano, a Fecomercio estima a recuperação das perdas com crescimento de cerca de 3%. O impulso nos negócios “depende diretamente da ampliação do poder de compra do consumidor”, afirma o presidente da Fecomércio, Abram Szajman. Ele disse que “mesmo que o aumento na oferta de crédito possa dar um empurrão inicial ao comércio, se a renda real não se recuperar, fica difícil haver crescimento no setor”.

Com informações da Agência Brasil

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram