JornalCana

Vendas de fertilizantes caíram 21,4% no país em maio

As entregas de fertilizantes das misturadoras às revendas espalhadas pelo país confirmaram as expectativas e voltaram a recuar em maio. Segundo a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), o volume chegou a 2,067 milhões de toneladas, 21,4% menos que no mesmo mês de 2014.

De acordo com levantamento concluído nesta terça-feira pela entidade, as importações de fertilizantes intermediários caíram 5,5% na comparação, para 1,791 milhão de toneladas, ao passo que a produção nacional diminuiu 4,9%, para 708,2 mil toneladas.

Com mais esses tombos, consolidou-se o pior início do ano em mais de uma década para o segmento. As entregas alcançaram 9,044 milhões de toneladas de janeiro a maio, 12% menos que em igual intervalo de 2014, enquanto as importações caíram 18,4%, para 7,255 milhões de toneladas.

Como a valorização do dólar tirou competitividade dos produtos importados, houve espaço para que a produção nacional crescesse 5,5% no período, para 3,621 milhões de toneladas.

Como já informou o Valor, especialistas estimam que haverá uma maior concentração das vendas no terceiro trimestre, como era normal no país até 2008 (o plantio da safra de grãos começa em setembro), mas que a reação prevista não será capaz de compensar a queda observada nos primeiros meses do ano. Assim, as entregas deverão registrar em 2015 a primeira retração desde 2009.

(Fonte: Valor Econômico)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram