JornalCana

Vendas de etanol tem retração de 5,08% na primeira quinzena de junho

No acumulado da safra, foram comercializados 3,46 bilhões de litros de hidratado domesticamente

Na primeira quinzena de junho, as unidades produtoras do Centro-Sul comercializaram 1,15 bilhão de litros de etanol, o que representa uma retração de 5,08% em relação ao mesmo período da safra 2021/22.

No mercado interno, o volume de etanol hidratado comercializado foi de 682,17 milhões de litros, com uma queda de 5,59% em relação ciclo anterior. As vendas domésticas de etanol anidro, por sua vez, totalizaram 420,53 milhões de litros no mês, volume equivalente ao observado nos primeiros 15 dias de junho de 2021.

No acumulado da safra, foram comercializados 3,46 bilhões de litros de hidratado domesticamente (-6,80%) e 2,00 bilhões de litros de etanol anidro (+5,59%).

LEIA MAIS > A hora e a vez do Biogás e do Biometano

Desde o início da safra 2022/23, as unidades produtoras comercializaram 5,72 bilhões de litros de etanol, o que representa uma queda de 2,94% em relação ao mesmo período da safra anterior. Desse volume, as vendas de etanol hidratado totalizaram 3,57 bilhões de litros (-8,36%); já as de anidro, 2,15 bilhões de litros (+7,59%).

Mercado de CBios

Dados da B3 mostram que, até o dia 24 de junho, 2,54 milhões de CBios foram emitidos no mês corrente. A respeito do volume negociado e posse de créditos, até a data supramencionada, a parte obrigada do programa RenovaBio já adquiriu cerca de 22,01 milhões de créditos de descarbonização.  Esse volume representa 60% da meta de aquisição total para o ano corrente.

LEIA MAIS > Bioagência vê prejuízo para o etanol com medida que reduz ICMS

O diretor da UNICA, Antonio de Padua Rodrigues, comenta que “o balanço atual da oferta e demanda de CBios mostra o comprometimento dos emissores com o abastecimento do programa em termos de créditos e, ao mesmo tempo, aponta que a parte obrigada alterou seu padrão de aquisição dos títulos. Nos anos anteriores, a compra se concentrava nos meses finais do ano, enquanto que, em 2022, 60% da meta já estão contratadas ainda no primeiro semestre”.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram