JornalCana

Vendas de etanol somam 2,11 bilhões de litros em dezembro

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) informou hoje que as vendas de etanol pelas unidades do Centro-Sul totalizaram 2,11 bilhões de litros no mês de dezembro, sendo 118,12 milhões destinados ao mercado externo e 1,99 bilhão para o mercado doméstico. No acumulado desde o início da safra, as vendas de etanol totalizaram 20,39 bilhões de litros, apenas 4,89% acima do total para o mesmo período do ano anterior.

Já as vendas de etanol hidratado para o mercado doméstico atingiram 1,46 bilhão de litros em dezembro, um crescimento de 7,65% em relação ao mesmo mês de 2008, e um aumento de 4,56% em relação a novembro de 2009. Esse crescimento em relação ao mês de novembro já era esperado, pois em dezembro tradicionalmente se consome mais combustível em função do período de festas.

Apesar do aumento das vendas de dezembro em termos a absolutos, decorrente da sazonalidade do con! sumo ao longo dos meses do ano, uma análise mais detalhada mostra que houve uma retração no crescimento das vendas de hidratado para o mercado doméstico. Enquanto em junho de 2009 o crescimento das vendas do etanol hidratado no mercado interno atingiu 27,78% na comparação com o mesmo mês em 2008, em outubro o aumento foi de 18,36% em relação a outubro de 2008. O crescimento nas vendas caiu ainda mais em novembro, chegando a 14,80%, sofrendo nova queda em dezembro, de 7,65% em relação ao que foi obtido há um ano.

De acordo com o comunicado da UNICA, essa redução gradativa reflete o aumento do preço do etanol hidratado na bomba, fruto das dificuldades na colheita da cana e da aproximação do período de entressafra. Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), na última semana a relação de preços etanol hidratado/gasolina C na bomba ficou abaixo de 70% em apenas seis estados (GO, MT, SP, PR, PE, TO). Se considerarmos a relação abaixo de 65% ! esse número diminui para apenas dois estados (GO e MT). Esses valores indicam uma menor demanda por etanol hidratado em janeiro, que tradicionalmente é um mês de menor consumo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram