JornalCana

Vendas de etanol crescem em Minas Gerais

img8798

De acordo com dados da ANP – Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, desde o início do ano o biocombustível produzido à base de cana tem chegado aos postos de diversas regiões mineiras com preço atrativo. Isto significa que o preço na bomba tem ficado em no máximo 70% do preço da gasolina, fato que nos últimos três anos, praticamente não aconteceu. Minas Gerais é o terceiro maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil, atrás de São Paulo e Goiás.

De acordo com o diretor-técnico da Unica – União da Indústria de Cana-de-Açúcar, Antonio de Padua Rodrigues, fatores como o crescimento da safra da cana este ano e o consequente aumento na oferta de etanol vem colaborando para que as vendas cresçam em regiões onde, até recentemente, o preço do etanol nos postos não era competitivo. “A moagem desta safra deve chegar a 587,00 milhões de toneladas de cana, aumento de 10% comparando-se com o volume processado na safra anterior. Esta é também uma safra mais alcooleira, já que as unidades estão priorizando a fabricação do etanol. O mix de produção deve ficar em 54% da cana processada utilizada para produzir etanol e 46% para o açúcar. A produção de etanol deve superar os 25 bilhões de litros,” afirmou Padua.

O preço mais competitivo vem incentivando os motoristas a voltarem a abastecer com etanol. Nos oito primeiros meses deste ano, o consumo de etanol cresceu mais de 35% no estado comparado com igual período do ano passado, enquanto a procura pela gasolina aumentou menos de 5%.

Outro detalhe é que Minas Gerais é um dos estados brasileiros que adotou uma redução na alíquota do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços incidente sobre o etanol. A partir de janeiro de 2012, houve uma queda de 22% para 19%, medida que ajudou na comercialização do combustível renovável no Estado.

Com a redução, Minas Gerais passou a ocupar o terceiro lugar entre os estados com as menores alíquotas de ICMS sobre o etanol, atrás de São Paulo (12%) e Paraná (18%).

img8797

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram