JornalCana

Vendas de carros flex fuel chegarão a 50% em 2005

O aumento nas vendas e nas opções de modelos flex fuel levou o governo e a iniciativa privada a reverem as previsões, divulgadas em março de 2004, para produção e demanda de veículos e combustíveis até 2010 no Brasil. Os novos números apontam que, no fim deste ano, 50% do total acumulado de veículos novos vendidos será flex fuel – podem ser movidos a álcool, a gasolina ou a partir de qualquer mistura de ambos.

De 2006 até o fim da década, a previsão é de que 75% de todos os veículos novos sejam flex fuel e eles sejam abastecidos basicamente com álcool, em detrimento da gasolina. No levantamento anterior, a previsão apontava para uma demanda acumulada desses modelos em 2005 correspondente a 30% do total de vendas de automóveis e comerciais leves, de 50% em 2006, e de 66% entre 2007 e 2010.

As estimativas foram feitas pelo grupo de trabalho criado pela Consagro (Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool do Conselho do Agronegócio) do Ministério da Agricultura, do qual fazem parte, além de representantes do governo, técnicos da Anvafea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), produtores da cadeia sucroalcooleira e representantes do Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes).

No caso da exportação, o cenário traçado para o flex fuel é conservador. Em 2005, por exemplo, a previsão é de que 2,5 bilhões de litros de álcool anidro brasileiro sejam vendidos no exterior, volume que irá dobrar até o fim da década e atingir 5 bilhões de litros em 2010.

Com uma frota estagnada de veículos à gasolina que utiliza 25% de anidro na mistura, o consumo interno desse tipo de álcool deve se manter em 6 bilhões de litros por ano até o fim da década.

O grande aumento na demanda será mesmo de álcool hidratado para abastecer os veículos flex fuel. Essa categoria consumirá 1,568 milhão de litros de hidratado em 2005, volume que irá superar os 12,54 bilhões de litros em 2010. Já o volume de álcool total consumido pelos veículos crescerá, de acordo com as estimativas, de 13,41 bilhões de litros neste ano, para 20,56 bilhões de litros no último ano da década.

Os dados apontam ainda que em 2005 as vendas totais de automóveis e comerciais leves movidos à gasolina serão menos da metade do total e atingirão 48,1%.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram