JornalCana

Vendas de açúcar da Índia ao exterior já totalizam quase 500 mil t

A Índia já fechou contratos para exportar quase 500 mil toneladas de açúcar da safra 2013/14, disseram executivos de tradings e representantes da indústria nesta terça-feira. Os embarques devem ocorrer no meio de janeiro.

´Nossa meta é exportar 3 milhões de toneladas neste ano comercial e embarcar as vendas de quase 500 mil toneladas já feitas´, disse o diretor-gerente da Federação Nacional das Fábricas de Açúcar Cooperativas de Nova Délhi, M.G. Joshi. Mas se o esmagamento de açúcar atrasar e houver disputas com produtores sobre preços, as exportações podem ficar menos competitivas, apontaram traders.

A maioria das vendas até o momento foram de açúcar demerara em base FOB para embarque a refinarias do Oriente Médio e do Norte da África, disse um executivo de uma trading de commodities em Mumbai.

Exportadores estão oferecendo açúcar bruto para embarque em janeiro a US$ 440 a US$ 450/t (FOB). Com a adição do frete, o valor se aproxima dos preços do Brasil, segundo traders. Mas o recente incêndio em armazéns no Porto de Santos pode elevar a demanda por açúcar indiano.

Não é uma época de pico de embarques para o Brasil, e outros terminais poderiam receber os pedidos da Copersucar. Mas um outro terminal de exportação no mesmo porto, Rumo, será fechado para manutenção em meados de dezembro, restringindo o espaço de armazenamento, assinalou o executivo-chefe da consultoria internacional de açúcar e biocombustíveis suíça Kingsman, Jonathan Kingsman, em entrevista recente.

Além disso, a safra de soja que entrará no mercado em março e abril competirá por espaço para embarcar com o açúcar, elevando os preços FOB e tornando as safras da Índia e da Tailândia mais competitivas, destacou Kingsman.

´Nós estamos em condições de atender qualquer demanda adicional de importação por causa do excedente de açúcar da Índia´, disse Joshi. A produção de açúcar da Índia em 2013/14 deverá mudar pouco em relação às cerca de 25 milhões de toneladas do ciclo anterior, mas o país tem estoques de cerca de 9 milhões de toneladas da temporada 2012/13, de acordo com estimativas da indústria.

As exportações da Índia alcançaram 400 mil toneladas no ano passado. O ano comercial se estende de outubro a setembro e moagem de cana começa a ganhar força em dezembro. Fonte: Dow Jones Newswires.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram