JornalCana

Venda de veículos aumenta em setembro nas concessionárias

As vendas totais de veículos (carros de passeio, comerciais leves, caminhões, ônibus e máquinas agrícolas) cresceram 18,48% em setembro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2001. Segundo dados divulgados ontem pela Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave), foram comercializadas 194.863 unidades, contra 164.474 unidades em setembro do ano passado. Na comparação com agosto deste ano, no entanto, praticamente não houve alteração, com ligeira alta de 0,05%. No acumulado do ano, as concessionárias venderam 1,685 milhão, o que representa uma queda de 3,2% sobre o mesmo período do ano passado.

Contrariando as estimativas do setor, as vendas de veículos populares cresceram entre agosto e setembro. Como os populares tiveram uma redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de apenas um ponto percentual, passando de 10% para 9%, a estimativa era de que as vendas só aumentassem para os veículos mais potentes, de um a dois litros, que tiveram o imposto reduzido de 25% para 16%. Segundo o levantamento, foram vendidos no mês passado 70.091 veículos de mil cilindradas, contra 68.510 em agosto. Os veículos populares apresentaram participação média de 68,3% sobre as vendas totais.

De acordo com análise de técnicos da Fenabrave, outro ponto positivo é que as vendas de autos e comerciais leves foram 21% superiores às de setembro de 2001, o que significou um acréscimo de 21 mil unidades. A recuperação do setor da distribuição iria ocorrer a partir do segundo semestre, já que o último semestre de 2001 apresentou uma média de vendas por volta de 112 mil unidades. O nível de estoque da rede estava em setembro dentro do esperado, girando em torno de 20 a 22 dias de vendas. (Gazeta do Povo On Line)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram