Mercado

Venda de etanol no mercado interno cresce 34% em março

O volume de etanol hidratado que saiu das usinas do Centro-Sul no mês de março em direção ao mercado interno foi de 1,048 bilhão de litros, 34% superior aos 783 milhões de litros verificados em fevereiro. A recuperação na demanda deveu-se ao recuo das cotações do etanol nos postos de combustíveis.

Porém, o volume ainda está 17,5% abaixo dos 1,27 bilhão de litros comercializados pelas usinas para o mercado doméstico na safra anterior.

O diretor técnico da União da Indústria de cana-de-açúcar (Unica), Antonio Padua Rodrigues, disse que este aumento nas vendas de etanol nas usinas é resultado da rápida resposta que o etanol tem ao fator preço. “Os preços caíram e o consumidor voltou a abastecer com etanol. A resposta foi tão rápida que em alguns lugares houve falta pontual de hidratado porque as distribuidoras estavam sem estoques”, disse ele.

O executivo in! formou que, entre a primeira e a segunda quinzena de março, as vendas das usinas cresceram 30% com a retração nas cotações. A queda dos preços nos postos já soma 21% no Estado de São Paulo em cerca de um mês. Mesmo com esta queda, contudo, o volume vendido pelas usinas em março foi o segundo menor em um mês nas últimas duas safras, apenas perdendo para o mês de fevereiro.

Na safra fechada de 2009/10, de abril de 2009 a março de 2010, o total de hidratado comercializado pelas usinas do Centro-Sul no mercado interno ficou em 16,3 bilhões de litros, 11,42% superior ao registrado na safra 2008/09 quando foram comercializados 14,64 bilhões de litros. A expectativa é de que as vendas aumentem mais em abril à medida que estados como Minas Gerais, Goiás e Paraná devem acelerar sua safra também, explica Pádua.

Banner Revistas Mobile