JornalCana

Venda de biodiesel no 1º bimestre no novo modelo tem contratação acima da meta

Comercialização se deu no novo modelo

Distribuidores de combustíveis contrataram junto aos produtores de biodiesel 957 milhões de litros desse biocombustível para o abastecimento no 1° bimestre de 2022 (janeiro-fevereiro), visando ao atendimento do percentual de mistura obrigatória ao óleo diesel. O volume contratado corresponde a cerca de 36% acima da demanda estimada de biodiesel para o período.

Essa comercialização se deu no novo modelo, em que os distribuidores contratam e compram o produto diretamente dos produtores, substituindo os leilões de biodiesel. O novo formato, implementado a partir de 1º de janeiro de 2022, atente à Resolução CNPE nº 14/2020 e foi regulamentado pela Resolução ANP n° 857/2021.

LEIA MAIS > Produção deve se recuperar em 2022, mas preço do etanol pode se sustentar

Os contratos de fornecimento de biodiesel foram informados e validados com sucesso pelos distribuidores de combustíveis e produtores por meio de sistema desenvolvido pela ANP, denominado SRD-Biodiesel. A contratação acima da demanda estimada demonstra o sucesso do novo modelo de comercialização já no primeiro bimestre de sua vigência, com a adesão maciça dos distribuidores de combustíveis e dos produtores, garantindo o abastecimento ao consumidor final em todo o território nacional.

Informações detalhadas sobre o novo modelo de comercialização de biodiesel, abrangendo as metas de contratação dos distribuidores de combustíveis e dos produtores, bem como o sistema SRD-Biodiesel, podem ser acessadas na página sobre o assunto.

LEIA MAIS > Pesquisa desenvolve mudas de cana treinadas para enfrentar a seca

Atenção: após a retificação enviada e confirmada por distribuidor e produtor referente à contratação de biodiesel, no dia 4/1/2022, o dado do volume total contratado foi alterado no texto de 1,3 bilhão de litros para 957 milhões de litros, sendo 36% superior à meta demandada (e não 50% conforme informado anteriormente).

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram