JornalCana

Venda de álcool cresce mesmo com aumento de preços na bomba

As vendas de etanol hidratado para o mercado doméstico atingiram 1,46 bilhão de litros em dezembro, um crescimento de 7,65% ante igual período de 2008, mesmo com o forte reajuste nos preços do álcool combustível ao longo do último ano. Apenas nos últimos cinco meses, o aumento do preço nas bombas foi superior a 20%.

O relatório de acompanhamento da safra divulgado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) destaca que o aumento das vendas de dezembro, em termos a absolutos, é decorrente da sazonalidade do consumo ao longo dos meses do ano. No entanto, uma análise detalhada mostra que houve uma forte desaceleração na comercialização de hidratado para o mercado doméstico.

Em junho de 2009, no pico da safra, quando os preços ainda eram considerados baixos pelo mercado, o incremento das vendas do etanol hidratado no mercado interno subiu 27,78% ante o mesmo mês em 2008. Em outubro, na mesma comparação, o aumento foi de 18,36%, em novembro, de 14,80%, e em dezembro, de 7,65%. “Essa redução gradativa reflete o aumento do preço do etanol hidratado na bomba, fruto das dificuldades na colheita da cana e da aproximação do período de entressafra”, diz a Unica.

Em relação aos sucessivos aumentos de preços do etanol nos últimos meses, a Unica reitera que a principal causa desta apreciação foi o clima desfavorável, que prejudicou a colheita. Mesmo com um aumento na moagem de cana da ordem de 30 milhões de toneladas, o resultado foi inferior em 2,22% em relação à safra 2008/2009, fruto de uma queda na concentração de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR).

Com os reajustes da última semana, os indicadores semanais Cepea/Esalq para o etanol anidro e também para o hidratado passam a ser os maiores desde abril de 2006, em termos reais. Segundo análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), já em termos nominais, o anidro é o maior da série histórica, iniciada em 2000. Enquanto para o hidratado, mesmo nominal, os valores são os maiores desde o final de março de 2006.

Na semana passada, o Indicador Cepea/Esalq do anidro subiu 4,08% e fechou a R$ 1,2591 o litro (sem impostos) no estado de São Paulo. A alta do hidratado foi de 5,93% para R$ 1,1673 o litro (sem impostos).

O Diário Oficial da União publicou ontem a portaria que regulamenta a redução do percentual obrigatório de adição de etanol anidro combustível à gasolina para 20% na tentativa de conter o avanço dos preços.

As vendas de etanol hidratado para o mercado doméstico somaram 1,46 bilhão de litros em dezembro, alta de 7,65% ante igual período de 2008, mesmo com o forte reajuste nos preços do álcool combustível. Nos últimos cinco meses, o aumento do preço nas bombas foi superior a 20%. O relatório de acompanhamento da safra divulgado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) destaca que o aumento das vendas de dezembro, em termos absolutos, é conseq! uência da sazonalidade do consumo ao longo dos meses do ano. No entanto, uma análise detalhada mostra que houve desaceleração na comercialização de hidratado para o mercado doméstico.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram