JornalCana

Venda de adubos retraída

As vendas de fertilizantes devem continuar crescendo em 2005, porém num ritmo muito menor que o observado nos dois últimos anos, prevê a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda). Estima-se que o setor crescerá 4% no próximo ano, muito abaixo da média de 8,8% apurada entre 2002 e 2004.

A perspectiva de preços mais baixos para as principais commodities, principalmente a soja, é apontado como inibidor do crescimento de área cultivada e do consumo de adubos, prevê a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda).

Investimentos

O setor de fertilizantes deve investir US$ 370 milhões nos próximos cinco anos para ampliar sua capacidade de produção, sobretudo a de nitrogenados. Hoje, quase 70% da demanda de nitrogenados é atendida por produtos importados. “Queremos aumentar a participação do produto nacional”, diz Torvaldo Marzolla Filho, vice-presidente da Anda. O Brasil importa 5 milhões de toneladas de nitrogenados para um consumo de 7 milhões de toneladas do produto.

Marzolla Filho diz, no entanto, que os investimentos não estão garantidos. Eles ainda dependeriam de dois fatores: isonomia tributária para o produto nacional e o importado e desburocratização dos investimentos.

“Não é justo que somente o produto importado esteja isento do ICMS”, afirma. “O governo deveria incentivar quem investe dentro do País, e não quem traz a mercadoria do exterior”.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram