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Vega III começará a rodar até o final de 2004

O que parecia inimaginável há alguns anos está próximo da realidade. O projeto do carro com motor movido por célula a combustível, com utilização do hidrogênio obtido do álcool, entra na reta final em 2004. O protótipo do veículo – batizado de Vega III – deverá estar funcionando no segundo semestre, com reformador de etanol. “Depois disso, haverá necessidade de realizar alguns ajustes. Até o término de 2005, o carro estará disponível para o mercado, ou seja, poderá ser programado para a produção em série, dependendo do interesse de indústrias e do próprio consumidor”, afirma o professor Ennio Peres da Silva, responsável pelo projeto e coordenador do Laboratório de Hidrogênio do Instituto de Física da Universidade Estadual de Campinas — Unicamp.

Mas, por que fabricar ou adquirir um carro com essa tecnologia? As vantagens ambientais e econômicas são visíveis e significativas, argumentam os defensores desse modelo. O álcool, utilizado para abastecer o veículo, não é injetado diretamente no motor a combustão, como acontece convencionalmente.. Após o acionamento da ignição, o produto vai para um reator que o transformará em hidrogênio. Na etapa seguinte, o gás alimentará uma célula a combustível, que gerará eletricidade, por meio de uma reação eletroquímica. O carro, equipado com motor elétrico, se movimenta, sem emitir resíduos poluentes. A qualidade do ar agradece e o bolso do consumidor também. Nesse sistema, a economia de álcool é de aproximadamente 50%, de acordo com informações do coordenador do projeto.

Confira matéria completa na edição de Janeiro do JornalCana.

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