JornalCana

Variedades de cana são apresentadas a produtores de Goiás

A Secretaria de Agricultura de Goiás promove nesta terça-feira (19), em Goianésia, GO, uma discussão sobre manejo e desenvolvimento varietal da cana-de-açúcar para o Cerrado. O evento, batizado de Dia de Campo, pretende apresentar aos produtores de cana as variedades e clones que apresentam bom desempenho nas condições de solo e clima daquela região.

Em visita à Usina Jalles Machado, os produtores terão a oportunidade de conhecer o comportamento local dos materiais introduzidos em Goiás e que também são adequados em outras regiões com características semelhantes. O evento é feito em parceria com o Instituto Agronômico (IAC).

O gestor de processos e projetos da Jalles Machado, Edgar Alves da Silva, destaca a importância desse tipo de conhecimento para os produtores da região, que passa por um acelerado processo de expansão da cultura de cana-de-açúcar.

Um dos objetivos do evento é estimular os investimentos em pesquisas sobre cana na região Centro Oeste. Segundo o diretor do Programa Cana IAC, Marcos Landell, os resultados obtidos pela Jalles Machado servem como exemplos dos ganhos de produtividade obtidos com a pesquisa.

Nos últimos quatro anos, a produtividade subiu de 75 para 85 toneladas por hectare, tanto pela boa adaptação das variedades quanto pelo correto manejo de solo e água. Para Edgar, não basta apenas um bom genótipo. “É preciso também um manejo de solo adequado, casado com irrigação, além da colheita no momento certo”, observa.

Edgar destaca a variedade de cana IAC87-3396, que vem sendo cultivada há mais tempo e com sucesso pela usina. Outros tipos como a IACSP93 3046 e a IAC94 2101 ainda estão sendo avaliadas. Landell afirma que algumas das variedades IAC se adaptaram bem à região e devem corresponder a cerca de 35% dos materiais que serão plantados pelo Grupo Jalles Machado.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram