JornalCana

Valor do indicador de venda do MWh da cana despenca 18%

O bagaço é a principal fonte das usinas para gerar eletricidade (Foto: Unica/Divulgação)
O bagaço é a principal fonte das usinas para gerar eletricidade (Foto: Unica/Divulgação)

Vender eletricidade da biomassa da cana-de-açúcar no mercado spot vale 18% menos nesta semana, na comparação com a semana anterior.

Entre o sábado (20/08) e a próxima sexta-feira (26), o megawatt-hora (MWh) vale médios R$ 94,51 na região Sudeste/Centro-Oeste do país, onde está a maioria das unidades termelétricas (UTEs) das usinas de cana-de-açúcar. Na semana anterior (13 a 19/08), o MWh valia R$ 115,63 na região.

Os valores representam o indicador Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), coordenado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

A queda do valor do PLD resulta do aumento de disponibilidade de água nas usinas hidrelétricas, principais fontes geradoras de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN). No mês de agosto, as afluências para o SIN subiram de 71% para 83% da Média de Longo Termo (MLT), elevação indicada para o Sudeste e o Sul, mas ainda abaixo da média histórica em todos os submercados.

A previsão de ENAs para o mês é de 91% da MLT no Sudeste, 94% no Sul, 35% no Nordeste e de 46% da média histórica no Norte. Devido à elevação das afluências previstas para o Sul e o Sudeste, é possível o maior envio de energia para Nordeste e Norte até os limites recebimento de cada submercado, o que resulta na diferença dos preços entre eles.

Os níveis dos reservatórios do Sistema ficaram aproximadamente 1.300 MWmédios acima da expectativa, elevação observada em todos os submercados com exceção do Nordeste, cujos níveis não se alteraram e do Norte, que apresentou redução de 15 MWmédios. As elevações foram de 810 MWmédios no Sudeste e de 500 MWmédios no Sul.

A carga esperada para o SIN na quarta semana de agosto não sofreu qualquer alteração frente à previsão da semana anterior. O fator de ajuste do MRE para agosto foi revisto de 87,4% para 88,3%.

 

Seman1Pld

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram