JornalCana

Valor do indicador de venda da eletricidade no spot sobe 1%

torre-de-eletricidade_21331247O Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), indicador para venda de energia elétrica no mercado spot, teve valorização de 1% entre esta semana (3 a 09/09) na comparação com a anterior.

Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que faz a gestão do PLD, o indicador tem valor médio de R$ 142,64 o megawatt-hora (MWh) na região Sudeste/Centro-Oeste, ante R$ 140,71/MWh na semana anterior. A região, ou submercado, contempla o maior número de unidades termelétricas (UTEs) de usinas de cana-de-açúcar do País.

Previsão de afluências

Conforme a CCEE, em setembro a previsão de afluências para o Sistema Interligado Nacional (SIN) subiu de 105% para 116% da Média de Longo Termo (MLT), ficando acima da média no Sudeste (121%) e no Sul (140%).

As ENAs para o Nordeste e o Norte são esperadas em 37% e 48% da média, respectivamente. Porém, como esta elevação ocorre em bacias cujos níveis de armazenamento já estão altos, não implica em redução do preço.

A permanência de altas afluências no Sul eleva o envio de energia para o Sudeste, fazendo com que o limite de intercâmbio seja atingido e o preço deste submercado fique diferente dos demais. Já os limites de intercâmbio entre Sudeste/Nordeste/Norte não são atingidos e seus preços ficam equalizados.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram