JornalCana

Valor de venda da eletricidade no spot fica estável

O bagaço é a principal fonte da biomassa da cana empregada para produzir eletricidade
O bagaço é a principal fonte da biomassa da cana empregada para produzir eletricidade

O Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) vale R$ 214,32 o megawatt-hora (MWh) na semana iniciada em 08 e que termina na sexta-feira (14/10). O valor ficou estável na comparação com a semana anterior, quando o PLD ficou em R$ 213,29.

O PLD é gerido pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), usado na comercialização de eletricidade no mercado spot, ficou praticamente estável em todos os submercados (regiões) do país.

Conforme a CCEE, o preço permanece equalizado uma vez que os limites de intercâmbio entre os submercados não são atingidos.

 

Afluências

A previsão de afluências para outubro caíram de 66% para 62% da Média de Longo Termo (MLT) no Sistema Interligado Nacional (SIN), fechando abaixo da média em todos os submercados: Sudeste (76%), Sul (41%), Nordeste (39%) e Norte (70%), fator que causa aumento do PLD, juntamente com a redução da disponibilidade térmica e hidráulica, com quedas em torno de 700 MWmédios em energia.

A elevação do PLD em função da redução nas ENAs e da menor disponibilidade de geração foi compensada pela queda (-1.125 MWmédios) na carga esperada para a segunda semana de outubro e pela verificação de níveis de armazenamento mais altos (+1.050 MWmédios) que os estimados anteriormente, deixando o preço estável.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram